Home Mercados Dólar cai abaixo de R$ 5,25 em dia favorável ao Brasil

Dólar cai abaixo de R$ 5,25 em dia favorável ao Brasil

No exterior, o dólar também cedia no fim da tarde ante a maioria das demais moedas, com exceção de divisas como o peso mexicano

por Reuters
0 comentário

Após atingir na véspera o maior valor desde janeiro do ano passado, o dólar (USDBRL) à vista fechou a quinta-feira em baixa firme ante o real, com as cotações em sintonia com o recuo da moeda norte-americana no exterior, com a alta do Ibovespa e com a baixa dos juros futuros, em um dia favorável para os ativos brasileiros.

O dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,2492 reais na venda, em baixa de 0,90%.

Às 17h09, na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,93%, a 5,2620 reais na venda.

No início do dia a moeda à vista chegou a subir pontualmente, marcando a cotação máxima de 5,3102 reais (+0,25%) às 9h08.

No entanto, o recuo da divisa norte-americana ante outras moedas no exterior, o avanço firme de commodities como petróleo e minério de ferro e o ambiente mais favorável para os ativos brasileiros conduziram o dólar para o território negativo ainda na primeira hora de negócios.

Profissional ouvido pela Reuters pontuou que o dia era positivo para os ativos brasileiros de modo geral, o que se refletia no forte avanço do Ibovespa, na queda das taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) e no recuo do dólar ante o real, que chegou a ser superior a 1% durante a sessão.

Os cortes de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), na manhã desta quinta-feira, e pelo Banco do Canadá, na véspera, também eram citados como fatores para o maior otimismo global, enquanto a curva de juros norte-americana seguia precificando dois cortes de juros pelo Federal Reserve ainda em 2024.

Neste ambiente, o dólar à vista marcou a cotação mínima de 5,2409 reais (-1,06%) às 14h45.

Às 16h30 houve um repique nas cotações, com o dólar ensaiando recuperar força ante o real, mas o movimento durou pouco e a moeda ainda fechou abaixo dos 5,25 reais.

Dólar
Close-up, dollar bills on a laptop, the concept of making money and working.

No exterior, o dólar também cedia no fim da tarde ante a maioria das demais moedas, com exceção de divisas como o peso mexicano pressionado desde a vitória da esquerda nas eleições presidenciais e a rupia indiana.

Os negócios com moedas eram permeados ainda pela expectativa antes da divulgação, na sexta-feira, dos dados do relatório de empregos payroll.

A avaliação é de que os números podem abrir espaço para mudanças substanciais nas cotações, em meio a apostas sobre quando o Federal Reserve iniciará o processo de corte de juros.

Às 17h08, o índice do dólar que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas caía 0,14%, a 104,100.

Pela manhã o Banco Central vendeu todos os 12.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados para rolagem dos vencimentos de agosto.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.