Home Economia e Política Drones ucranianos danificam refinarias de petróleo da Rússia no 2º dia de ataques

Drones ucranianos danificam refinarias de petróleo da Rússia no 2º dia de ataques

Rússia e Ucrânia têm usado drones para atacar infraestruturas vitais, instalações militares e concentrações de tropas em sua guerra de mais de dois anos

por Reuters
0 comentário

A Ucrânia atacou refinarias de petróleo russas em um segundo dia de fortes ataques com drones, nesta quarta-feira, causando um incêndio na maior refinaria da Rosneft, no que o presidente Vladimir Putin disse ser uma tentativa de atrapalhar a eleição presidencial de seu país nesta semana.

Rússia e Ucrânia têm usado drones para atacar infraestruturas vitais, instalações militares e concentrações de tropas em sua guerra de mais de dois anos, com Kiev intensificando os ataques a refinarias e instalações de energia russas nos últimos meses.

Um dia depois de danificar seriamente a refinaria NORSI da Lukoil em Nizhny Novgorod, os ataques de drones ucranianos atingiram refinarias nas regiões de Rostov e Ryazan, segundo autoridades russas.

Em Rostov, não houve vítimas, mas a refinaria de Novoshakhtinsk foi forçada a interromper as operações e os danos estavam sendo avaliados, disse o governador regional Vasily Golubev.

Em Ryazan, um ataque de drone causou um incêndio na refinaria da Rosneft, a sétima maior da Rússia, e houve relatos iniciais de feridos, segundo o governador Pavel Malkov. Em uma atualização posterior, ele afirmou que o incêndio havia sido extinto.

Uma fonte ucraniana disse à Reuters que os ataques com drones foram realizados pelo serviço de segurança SBU da Ucrânia. “Estamos implementando sistematicamente uma estratégia detalhada e calculada para reduzir o potencial econômico da Rússia”, declarou a fonte.

As forças de defesa ucranianas, acrescentou a fonte, também realizaram ataques com drones durante a noite em uma base aérea russa em Buturlinovka e em um campo de aviação militar na região de Voronezh.

Os ataques às refinarias têm o potencial de reduzir a produção de gasolina e diesel da Rússia e aumentar os preços. A Rússia impôs uma proibição de seis meses às exportações de gasolina em 1º de março.

(Imagem: Unsplash/ Junior)
(Imagem: Unsplash/ Junior)

Putin, em comentários publicados nesta quarta-feira, acusou Kiev de tentativas de interferir nas eleições presidenciais de 15 a 17 de março por meio dos ataques.

“Não tenho dúvidas de que o objetivo principal é – se não atrapalhar as eleições presidenciais na Rússia – pelo menos interferir de alguma forma no processo normal de expressar a vontade dos cidadãos”, disse Putin à agência de notícias estatal russa RIA e à televisão estatal Rossiya-1 em uma ampla entrevista.

Putin, que lançou uma invasão em grande escala na Ucrânia há dois anos, deve vencer a eleição.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.