As novas encomendas de produtos fabricados às indústrias nos Estados Unidos se recuperaram mais do que o esperado em fevereiro, impulsionadas pela demanda por maquinário e aeronaves comerciais, conforme o setor de manufatura se recupera.
As encomendas aumentaram 1,4%, após terem caído 3,8% em janeiro, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. Economistas consultados pela Reuters previam uma alta de 1% nos pedidos. Em fevereiro, eles subiram 1% em relação ao ano anterior.
O setor da indústria, que responde por 10,4% da economia dos EUA, mostrou melhora após ter enfrentado dificuldades após o aumento total de 525 pontos-base na taxa de juros pelo Federal Reserve desde março de 2022.
Uma pesquisa do Instituto de Gestão de Fornecimento na segunda-feira mostrou que seu PMI de manufatura foi acima da marca de 50 em março pela primeira vez desde setembro de 2022.
Os pedidos de aeronaves comerciais aumentaram 24,6% em fevereiro, após uma queda de 63,5% no mês anterior. Os pedidos de carrocerias, peças e reboques de veículos automotores subiram 0,3%. As encomendas de transporte em geral tiveram alta de 3,3%, após recuo de 18,3% em janeiro.
Os pedidos de maquinário aumentaram 1,8%, impulsionados por uma alta de 12,5% em maquinário para mineração, campos de petróleo e campos de gás. Também houve aumentos nos pedidos de produtos de metal fabricados e de metais primários. Mas as encomendas de computadores e produtos eletrônicos caíram 1,4%, enquanto as de equipamentos elétricos, aparelhos e componentes diminuíram 2,1%.
As remessas de bens manufaturados aumentaram 1,4%, enquanto os estoques subiram 0,3%. Os pedidos não atendidos nas fábricas ficaram inalterados pelo segundo mês consecutivo.