A Equatorial (EQTL3) deu um passo significativo em sua estratégia de expansão ao adquirir 15% das ações da Sabesp (SBSP3) R$ 6,9 bilhões, durante o processo de privatização da companhia de saneamento básico de São Paulo.
A operação destaca a confiança da Equatorial em sua capacidade de gestão e melhoria de desempenho operacional, refletindo a experiência da empresa em processos de turnaround. Neste cenário, as ações de ambas sobem aproximadamente 5% nas negociações desta segunda-feira (1º).
O banco Safra aponta que a entrada da Equatorial no setor de saneamento básico pode trazer benefícios significativos, considerando o histórico da empresa em reverter situações de ineficiência e transformar companhias em dificuldades.
Experiência da Equatorial
“Como fortalezas, a companhia traz experiências em casos de turnaround (processo de reformulação pelo qual empresas em crise precisam passar para se recuperar) e é qualificada para implementar medidas de eficiência no segmento de saneamento”, diz o banco.
Nos cálculos dos analistas, a Equatorial possui atualmente uma alavancagem reportada de 3,3 vezes a dívida líquida sobre Ebitda. Após a aquisição, o nível reportado deve aumentar para 4 vezes, em comparação com seus covenants (cláusulas restritivas presentes em contratos de dívida) de 4,5 vezes.
“Com a taxa Selic ainda elevada e o nível de alavancagem em quatro vezes, alto em comparação aos pares do setor, a Equatorial pode buscar soluções alternativas para financiar a transação. A empresa poderá financiar a aquisição com dívida”, diz o Safra.
O banco estabeleceu um preço-alvo de R$ 41,10 por ação e um potencial de valorização de 34% em relação aos preços atuais.