Home Economia e Política EUA caminha para terminar 2023 com PIB “impressionante” de 2,5%

EUA caminha para terminar 2023 com PIB “impressionante” de 2,5%

Risco de recessão é elevado, mas está longe de ser um resultado certo, especialmente num ambiente de recuperação do crescimento dos lucros

por Gustavo Kahil
0 comentário
Estátua da Liberdade EUA

economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que se pensava inicialmente no terceiro trimestre e pode ter um avanço “impressionante” de 2,5% em 2023.

PIB aumentou a uma taxa anualizada de 5,2%, revisada para cima em relação ao ritmo de 4,9% informado anteriormente, disse o Departamento de Comércio em sua segunda estimativa do PIB do terceiro trimestre.

Esse foi o ritmo de expansão mais rápido desde o quarto trimestre de 2021.

“EUA caminha para fechar o ano com crescimento em torno de 2,5% (ante 1,9% de 2022), na contramão de tudo e todos. Realmente, impressionante”, analisa Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura.

Segundo ele, a abertura dos dados traz alguns pontos de atenção: a forte dependência dos gastos do governo, que avançaram 5,5% em termos anualizados, e o avanço dos estoques, que adicionaram 1,5% ao PIB.

Por outro lado, o comércio exterior foi bem e o investimento voltou ao terreno positivo, mesmo no segmento residencial.

“Além disso, a revisão para baixo dos números de inflação e a continuidade da convergência para a meta dão conforto para posição de espera do Federal Reserve”, analisa.

Margens de lucros

Jay H. Bryson, economista-chefe do Wells Fargo, ressalta que as margens de lucro em toda a economia também melhoraram durante o trimestre, num contexto de forte nível de procura final, compensando um ambiente de custos ainda elevado.

“A recuperação dos lucros pode apoiar o crescimento econômico, mas enquanto observarmos uma pressão renovada sobre as margens nos próximos trimestres, o número de funcionários e, portanto, o crescimento mais amplo poderão correr o risco de abrandar”, aponta.

Segundo ele, os riscos de recessão são elevados, mas ela está longe de ser um resultado certo, especialmente num ambiente de recuperação do crescimento dos lucros.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.