Home Empresas Ex-CEO da Americanas é preso em Madri

Ex-CEO da Americanas é preso em Madri

A PF n√£o havia encontrado Gutierrez para cumprir o mandado na quinta

por Reuters
0 coment√°rio

O ex-presidente-executivo da Americanas (AMER3) Miguel Gutierrez foi preso nesta sexta-feira em Madri no √Ęmbito de uma opera√ß√£o da Pol√≠cia Federal brasileira que apura a participa√ß√£o de ex-diretores da varejista em uma fraude bilion√°ria, disseram √† Reuters fontes da PF com conhecimento da opera√ß√£o.

De acordo com uma das fontes, a prisão foi feita pela polícia espanhola. Na quinta-feira, a PF não havia encontrado Gutierrez para cumprir o mandado de prisão, e ele passou a ser considerado foragido e teve seu nome incluído na lista de procurados da Interpol.

A Polícia Nacional da Espanha se recusou a confirmar ou negar os relatos de detenção de Gutierrez até o momento. Procurada, a defesa de Gutierrez, que tem nacionalidades brasileira e espanhola, não comentou de imediato a prisão contra seu cliente.

Uma fonte da PF que tem atuação direta no caso disse que agora vai se avaliar um pedido de extradição de Gutierrez ao Brasil.

Outra fonte da corporação ressalvou que extradi-lo poderá ser um desafio diante do fato da cidadania espanhola. Segundo a fonte, vai depender de uma análise da legislação da Espanha.

O mandado de pris√£o contra Gutierrez havia sido emitido pela 10¬™ Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro no √Ęmbito da opera√ß√£o Disclosure, que apura a participa√ß√£o de ex-diretores da Americanas na fraude cont√°bil de 25,3 bilh√Ķes de reais que levou a empresa √† recupera√ß√£o judicial.

As investiga√ß√Ķes apontaram que ex-executivos da Americanas venderam milh√Ķes de reais em a√ß√Ķes antes da fraude ter sido descoberta, segundo uma das fontes da PF.

Gutierrez liderou a empresa por mais de duas décadas até dezembro de 2022.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.