Home Finanças Pessoais Final de ano chegando? Hora de apostar no planejamento financeiro

Final de ano chegando? Hora de apostar no planejamento financeiro

por Ricardo Pereira
0 coment√°rio

J√° entramos na reta final de 2014, um ano muito movimentado e que ainda reserva muitas emo√ß√Ķes para o brasileiro (principalmente agora que a campanha presidencial chega aos √ļltimos dias).

No final de ano, é comum encontrarmos pessoas dispostas a gastar mais e a alegria de Natal, Festas e férias faz com que a compaixão e a preocupação com os outros cresçam, e com elas a pressão pela compra e oferta de um belo (e caro) presente.

Se queremos presentear as pessoas, o que é ótimo e desejável, não podemos nos esquecer que os gastos nessa época passam a ter um peso maior no orçamento. As despesas no final de ano costumam dar um salto, muitas vezes comprometendo o orçamento do ano que começará em breve.

Ainda tempos algum tempo at√© l√°, voc√™ tem raz√£o. √Č fundamental dedicar um pouco de energia e tempo para o planejamento financeiro do per√≠odo, preparando o bolso da fam√≠lia para suportar o final de ano sem loucuras. Vale presentear e come√ßar o ano mais endividado? Ent√£o preste aten√ß√£o e valorize a educa√ß√£o financeira.

13¬ļ Sal√°rio: √© preciso investir tamb√©m

Muita gente aguarda ansiosamente pela chegada do 13¬ļ Sal√°rio. Fizemos uma enquete com alguns leitores e amigos do Dinheirama e mais de 90% das pessoas simplesmente gastam todo o 13¬ļ Sal√°rio. Mais da metade deste grupo diz j√° ter gasto o dinheiro antes de receb√™-lo (ele vem para pagar d√≠vidas contra√≠das).

Fica a triste constata√ß√£o de que quase ningu√©m aproveita esse adicional para poupar e incrementar os investimentos. Esse h√°bito √© terr√≠vel porque al√©m de ‚Äútorrar‚ÄĚ toda grana do 13¬ļ Sal√°rio, as pessoas ainda costumam ir al√©m e gastar ainda mais no calor da emo√ß√£o de fim de ano, assumindo compromissos com cart√£o de cr√©dito e cheque especial, por exemplo.

Por que n√£o enxergar o final de ano tamb√©m como uma √©poca prop√≠cia para planejar o ano que logo vai chegar? Tenha em mente que mm m√™s de gastos fora do controle e excessos de consumo pode criar um grave problema financeiro para todo o ano seguinte ‚Äď e isso √© bem comum, infelizmente.

Leitura sugerida: Como aproveitar melhor seu 13¬ļ Sal√°rio e n√£o passar sufoco

Despesas com a escola dos filhos

Vale sempre a lembrança de que além das despesas adicionais com presentes, o final do ano traz à tona necessidade de ter dinheiro para as despesas com rematrícula e material escolar. Quem tem filho já está acostumado com essa questão, mas na hora que o novo boleto chega em casa e a lista de material aparece, todos se assustam.

Não existe maneira de fugir dessa responsabilidade e você que acompanha o Dinheirama já sabe que defendemos o planejamento antecipado e constante para que qualquer um possa se preparar, durante o ano todo, para ter valores suficientes e arcar com essas despesas sem que elas signifiquem um rombo no orçamento familiar.

A pesquisa de preços e também a escolha certa dos materiais podem significar uma redução significativa dos valores. Materiais com desenhos da moda e personalizados costumam ser muito mais caros, portanto atenção ao apelo de consumo.

Em contrapartida, produtos muito baratos podem se mostrar uma p√©ssima aposta no decorrer do ano, j√° que muitos costumam estragar rapidamente fazendo com que em pouco tempo seja necess√°rio sua reposi√ß√£o. Vale tamb√©m a hist√≥ria de que ‚Äúo barato muitas vezes sai caro‚ÄĚ, portanto aten√ß√£o ao custo-benef√≠cio na hora de comprar.

Leitura sugerida: Falar “N√£o” para seus filhos incomoda voc√™?

R√©veillon, IPVA, IPTU, renova√ß√£o de seguro, f√©rias…

Todo começo de ano é igual: siglas como IPVA e IPTU passam a fazer parte do noticiário e do radar das pessoas. Essas despesas são recorrentes e devem ser pagas sempre na mesma época, mas ainda assim muitos tratam tudo isso como uma surpresa. Interessante, não acha?

A ressaca do Réveillon costuma acertar em cheio as famílias financeiramente irresponsáveis. Depois de exagerar nas compras de Natal e nos gastos durante a passagem do ano, como arcar com as responsabilidades que sempre chegam em janeiro?

Preparar-se com antecedência para as despesas de início de ano pode, mais uma vez, garantir uma boa economia para você e sua família. Em alguns casos, o pagamento à vista pode representar uma boa redução no valor (sim, o desconto deve ser sempre valorizado!).

Leitura sugerida: Carros: conheça a (caríssima) estrutura de preços no Brasil

Conclus√£o

A esta altura, voc√™ j√° percebeu que a √ļnica forma de n√£o se atrapalhar com os gastos nesse per√≠odo do ano √© realmente se planejando com anteced√™ncia, certo? A ideia √© bem simples: voc√™ deve fazer uma proje√ß√£o de gastos e aproveitar os meses at√© l√° para separar parte do que ganha para as metas de final de ano.

Como est√° sua situa√ß√£o financeira agora? Olhe para sua receita l√≠quida com sal√°rio, 13¬ļ Sal√°rio e outras fontes de renda, liste as pessoas que voc√™ pretende presentear e j√° defina quanto ser√° poss√≠vel gastar (estabele√ßa o limite), lembrando de reservar um valor para a cria√ß√£o de sua reserva de emerg√™ncia (se voc√™ ainda n√£o a tem) e para o in√≠cio de ano.

Lembre-se que mais do que presentear os outros com presentes caros, o seu compromisso fundamental deve ser se preparar adequadamente para uma vida financeiramente saudável e consciente. Esse presente fará diferença de forma muito mais duradoura na sua família que um ou outro produto caro. Pense nisso! Até a próxima!

Foto “2015 is coming”, Shutterstock.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.