Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Governo de Alagoas entra na Justiça para desapropriar área atingida por mina da Braskem

Governo de Alagoas entra na Justiça para desapropriar área atingida por mina da Braskem

As ações da Braskem recuavam 3,5% às 14h56, entre as principais baixas do Ibovespa, que no horário mostrava queda de 0,3%

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Jonathan Lins)

O governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), disse nesta segunda-feira que o governo estadual entrou com uma ação na Justiça para desapropriação da área atingida pelo afundamento da mina 18 da Braskem (BRKM5), em Maceió.

Finclass Vitalício Quadrado

A fala do governador reafirma um anúncio feito na noite da véspera, em suas redes sociais, na qual afirma ter determinado a desapropriação da área, e cita a intenção de construir um parque estadual na região.

Em reunião sobre o caso com representantes dos bairros afetados pelo afundamento, Dantas disse que iniciou ação na Justiça para pleitear a restituição dos bens adquiridos pela petroquímica aos antigos proprietários.

Nós não vamos permitir que a empresa cometa o crime e fique com os bens de quem sofreu“, disse Dantas nesta segunda-feira.

“Já entramos com ação na Justiça para todos os moradores dos bairros atingidos que já venderam, ou já fizeram qualquer tipo de negociação com a Braskem, (para que) esse imóvel volte para as senhoras e para os senhores.”

No domingo, a prefeitura de Maceió informou que houve um rompimento na mina da Braskem, no bairro do Mutange, percebido por volta das 13h15 num trecho da lagoa Mundaú. O nível da água avançou por partes da região da lagoa que antes estavam secas.

Finclass Vitalício Quadrado

O governador também disse que cobrará da empresa indenização individual pelo afundamento de solo.

“Não vamos aceitar essa história de indenização moral por família, indenização moral tem que ser por pessoa… E todos esses acordos têm que ser revistos.”

(Imagem: Reprodução/Ufal)
(Imagem: Reprodução/Ufal)

“Esse patrimônio tem que voltar para as pessoas, esse patrimônio tem que voltar para a prefeitura de Maceió, para o povo do Estado de Alagoas, e o que a Braskem tem que fazer é indenizar e reparar todo esse dano causado pela empresa.”

Dantas acrescentou que irá a Brasília ainda nesta segunda-feira para reforçar a necessidade de uma conversa sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convidá-lo para “ver de perto” os bairros atingidos.

Também nesta segunda-feira, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que a instalação da CPI para apuração de responsabilidades sobre o afundamento do solo de Maceió foi convocada para terça-feira. Segundo o senador, a CPI tem o único objetivo de apurar as responsabilidades da Braskem nas reparações decorrentes do afundamento do solo na capital alagoana.

As ações da Braskem recuavam 3,5% às 14h56, entre as principais baixas do Ibovespa, que no horário mostrava queda de 0,3%.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.