Home Empresas Grupo Comporte é único com proposta para Trem Intercidades de SP e vence leilão

Grupo Comporte é único com proposta para Trem Intercidades de SP e vence leilão

O grupo ofertou um desconto de apenas 0,01% sobre a contraprestação máxima de cerca de 8 bilhões de reais

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Freepik/@ wirestock)

O grupo da família dos fundadores da companhia aérea Gol (GOLL4), Comporte, foi o único a apresentar proposta no leilão de trem de passageiros entre a cidade de São Paulo e Campinas (SP), vencendo o certame nesta quinta-feira.

O grupo ofertou um desconto de apenas 0,01% sobre a contraprestação máxima de cerca de 8 bilhões de reais definida no edital do leilão.

O Estado de São Paulo entrará no projeto do TIC com aporte de cerca de 9 bilhões de reais, dos quais 6,4 bilhões serão financiados pelo BNDES.

Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira

Além de atuar no setor de ônibus rodoviários, o Comporte é operador do sistema metroferroviário da região metropolitana de Belo Horizonte.

A companhia participou do leilão em consórcio com a CRRC, de Hong Kong e que afirma ser a maior fornecedora de equipamento ferroviário do mundo.

O leilão envolveu três projetos ferroviários de passageiros, uma raridade no Brasil, que nos últimos anos deu foco apenas a projetos de transporte de carga na área.

Além da parceria público-privada (PPP) no trem expresso de média velocidade entre São Paulo e Campinas (TIC), o governo estadual também leiloou implantação de trem intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas e a concessão de 17 estações de passageiros, atualmente operadas pela estatal CPTM, entre São Paulo e Jundiaí.

A ferrovia corre praticamente em paralelo aos corredores rodoviários do sistema Anhanguera-Bandeirantes já operados pela CCR, cujo prazo de concessão vence em 2037.

(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

O governo de São Paulo afirma que a obra do TIC, que envolve cerca de 100 quilômetros, deve ficar pronta em 2031 e que o empreendimento prevê a aquisição de 15 trens. Já o TIM deve ficar pronto em 2029 e terá compra de sete trens.

A concessão das 17 estações da Linha 7-Rubi, atualmente a maior malha em extensão de trem urbano de São Paulo, com 57 quilômetros, ficará a cargo do grupo vencedor do leilão.

O total de investimentos previstos nos três empreendimentos, segundo o governo paulista, é de cerca de 14 bilhões de reais e o contrato é de 30 anos a partir da entrada em operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7.

Os investimentos incluem implantação e “adequação” de 430 quilômetros de via permanente, além de instalação de túneis e pontes.

Em pronunciamento após o leilão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comemorou o resultado apesar do certame não ter tido concorrência e ter sido concluído com oferta de desconto mínimo na contraprestação.

Segundo Freitas, um leilão de trem de passageiros ligando a capital do Estado com a cidade de Sorocaba, no interior, deve ser realizado em 2025.

O governador também afirmou que o Estado estuda uma ligação ferroviária de passageiros entre a capital e a cidade litorânea de Santos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.