Finclass
Home Economia Haddad diz que mudanças na reforma tributária não devem alterar alíquota estimada para IVA

Haddad diz que mudanças na reforma tributária não devem alterar alíquota estimada para IVA

"Eu penso que é um dia realmente importante para o Brasil", disse Haddad

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Diogo Zacarias)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que sua equipe terá que calcular o impacto das mudanças feitas pela Câmara dos Deputados no projeto da reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado nesta sexta-feira, mas avaliou que a alíquota padrão do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) deve seguir próximo à faixa estimada anteriormente.

Finclass

A Fazenda havia calculado que a alíquota padrão do IVA a ser definida posteriormente em projeto de lei ficaria entre 25,9% e 27,5%, a partir de mudanças ao projeto aprovadas no Senado.

“Está em torno disso”, disse Haddad em entrevista a jornalistas em São Paulo, acrescentando que quanto mais “eficiente” for o processo de transição para a implantação do IVA, em termos de judicialização e de base de arrecadação, mais “adequada” será a alíquota final.

O ministro comemorou a aprovação do texto-base da reforma tributária na Câmara e também da medida provisória que regulamenta as subvenções, mas afirmou que a jornada do governo não termina com essas iniciativas, e que novas medidas serão anunciadas no próximo ano.

“Eu penso que é um dia realmente importante para o Brasil”, disse Haddad, ressaltando que o país tentava há quatro décadas fazer avançar uma reforma tributária.

O ministro reafirmou, ainda, a intenção do governo de buscar a meta de déficit zero em 2024 e disse que o processo vai demandar um “monitoramento fino, mês a mês”.

Finclass

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.