Home Mercados Ibovespa futuro aponta leve queda após ata do Copom

Ibovespa futuro aponta leve queda após ata do Copom

O dólar também caía depois que o BC mostrou que todos os membros do Copom defenderam a adoção de uma política monetária mais contracionista

por Gustavo Kahil
0 comentário

Os contratos do Ibovespa Futuro (WIN1!) mais movimentados negociam em baixa de 0,14%, aos 129.125, às 9h40, em reflexo à divulgação da ata da última reunião do Copom publicada nesta manhã de terça-feira (14).

O dólar (USDBRL) também caía nos primeiros negócios depois que o documento mostrou que todos os membros da diretoria defenderam a adoção de uma política monetária mais contracionista e mais cautelosa, apesar da decisão dividida sobre o ritmo de corte da Selic.

Às 9h38 (de Brasília), o dólar à vista caía 0,51%, a 5,130. O Banco Central fará neste pregão leilão de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de julho de 2024.

Ata do Copom

O mercado avaliou que o placar esteve dividido entre a ala “lulista” de diretores indicados pelo presidente da República, com 4 votos para o corte maior, incluindo Gabriel Galípolo – cotado para ser o próximo presidente do BC – e a ala de Campos Neto, com 5 votos para a decisão vencedora.

Mas vale destacar que um ponto abordado foi o custo de oportunidade de não seguir o guidance vis-à-vis a mudança de cenário no período.

“Como em debates ocorridos em outras reuniões, tais membros discutiram se o cenário prospectivo divergiu significativamente do que era esperado a ponto de valer o custo reputacional de não seguir o guidance, o que poderia levar a uma redução do poder das comunicações formais do Comitê”, mostra o documento.

Ou seja, para tais membros, julgou-se apropriado, tal como em reuniões anteriores, seguir os sinais já informados pelo BC, mas reafirmando o firme compromisso com a meta e com a requerida taxa de juros terminal para que o objetivo precípuo de convergência da inflação para a meta seja alcançado.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.