Home Mercados Ibovespa: veja os 9 destaques desta terça; São Martinho cai 3%

Ibovespa: veja os 9 destaques desta terça; São Martinho cai 3%

Por volta de 11:20, o Ibovespa subia 0,27%, a 125.049,74 pontos

por Reuters
3 min leitura

O Ibovespa (IBOV) avançava nesta terça-feira, voltando a superar os 125 mil pontos, tendo como pano de fundo o alívio nos rendimentos dos títulos dos Tesouro dos Estados Unidos, enquanto as ações das bluechips  Petrobras (PETR3PETR4) e Itaú Unibanco (ITUB4) figuravam entre os principais suportes.

Por volta de 11:20, o Ibovespa subia 0,27%, a 125.049,74 pontos. O volume financeiro somava 3,88 bilhões de reais.

De acordo com analistas do Itaú BBA, se o Ibovespa fechar acima dos 125.400 pontos assumirá uma tendência de alta pela primeira vez em 2024. “Caso isso aconteça, abrirá espaço para altas até as regiões de 130.000 e 131.700 pontos”, estimaram no relatório Diário do Grafista nesta terça-feira.

No exterior, o rendimento do título de 10 anos do Tesouro norte-americano marcava 4,4395%, de 4,479% na véspera e 4,465% registrados mais cedo, enquanto agentes financeiros acompanham dados sobre as vagas abertas nos EUA em maio e declarações do chair do Federal Reserve, Jerome Powell.

Powell participa de um painel que também conta com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, que afirmou que o aumento de ruídos relacionados às expectativas para as políticas fiscal e monetária colaborou para a decisão do BC de pausar o ciclo de cortes da taxa básica de juros.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar Campos Neto, a quem acusou de ter “viés político”, e ainda disse que a autarquia não pode estar a serviço do sistema financeiro e do mercado. Lula também disse que fará “alguma coisa” em relação à alta do dólar ante o real.

Destaques

Petrobras (PETR4) avançava 0,67%, endossada pela alta dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent subia 0,21%. A ANP também mostrou que a produção de petróleo no Brasil subiu em maio pela primeira vez em seis meses. No setor, PetroReconcavo (RECV3) tinha acréscimo de 4,51%, Prio (PRIO3) valorizava-se 2,26% e 3R Petroleum (RRRP3) apurava elevação de 1,73%.

Itaú Unibanco (ITUB4) era negociada em alta de 0,68%, enquanto Bradesco (BBDC4) mostrava variação positiva de 0,13%.

Vale (VALE3) caía 0,24%, apesar do aumento nos futuros do minério de ferro na China, em meio a ajustes após a ação avançar nas últimas quatro sessões, período em que acumulou um ganho de mais de 4%.

SLC Agrícola (SLCE3) subia 2,83%, ainda embalada por noticiário recente, incluindo aumento do valor de suas terras entre 2023 e 2024. Na véspera, analistas do Santander também elevaram o preço-alvo para as ações de 22 para 27 reais, reiterando recomendação “outperform”.

 São Martinho (SMTO3) perdia 3,85%, tendo como pano de fundo relatório do analista Gabriel Barra, do Citi, enviado a clientes na noite de segunda-feira, cortando a recomendação dos papéis para “neutra” ante “compra”, enquanto o preço-alvo permaneceu em 37 reais.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.