Home Carreira Boas iniciativas em época de pandemia do Coronavírus

Boas iniciativas em época de pandemia do Coronavírus

por Janaína Gimael
0 comentário

A pandemia do coronavírus é uma realidade! Imagino que a situação atual não esteja sendo fácil para você, assim como não está sendo para mim ou para qualquer outro ser humano que more neste planeta.

Um vírus nos obrigou, de uma hora para a outra, a tomar atitudes que talvez já devêssemos ter tomado antes, como cuidar melhor uns dos outros, exercitar a empatia, investir na reflexão e autoconhecimento, diminuir o consumo e outros tantos pontos.

Mas se o que há de negativo está sendo muito propagado e você provavelmente já está mais do que contaminado pelas tantas notícias relacionadas ao tema, penso que vale a pena conhecermos o que também têm ocorrido no aspecto positivo, afinal de contas, como dizia Nietsche, “é preciso caos para dar à luz uma estrela dançante”; e estrelas dançantes certamente nascerão desta bagunça toda, acredite!

Para variar e ajudar a emanar reflexões positivas, resolvi escrever este artigo citando algumas das boas iniciativas que tenho visto por aí.

Talvez algumas delas nos ajudem a acreditar mais no poder de cada ser humano para exercitar empatia ou, ainda, a passar este tempo de isolamento de maneira um pouco mais leve. Tempo, como costumo ressaltar, também é um ativo de grande valor.

Se não podemos fazer muito mais além de nos isolar agora, que possamos usar nosso tempo com muita sabedoria! Vamos lá?

Uma lista para inspirar você a acreditar e passar melhor o tempo

Cursos online para fazer durante a pandemia do coronavírus

Que tal aproveitar essa fase para dar aquela turbinada no currículo ou, ao menos, adquirir conhecimento em áreas que te interessam?

Eu já separei alguns cursos para fazer e pretendo terminar de estudar o que não andava conseguindo e sei que me fará muito bem. Na internet há uma série de cursos online gratuitos  – em português e inglês – para quem se animar. Posso citar os da Educa; Coursera; Google e FGV ; mas você também pode procurar no Google e certamente aparecerão muitas outras opções!

DinheiramaCast : Ainda dá tempo de criar uma reserva de emergência:

Canais abertos durante a pandemia do coronavírus

Que tal aproveitar essa fase para dar aquela turbinada no currículo ou, ao menos, adquirir conhecimento em áreas que te interessam? Eu já separei alguns cursos para fazer e pretendo terminar de estudar o que não andava conseguindo e sei que me fará muito bem.

Na internet há uma série de cursos online gratuitos  – em português e inglês – para quem se animar. Posso citar os da Educa; Coursera; Google e FGV ; mas você também pode procurar no Google e certamente aparecerão muitas outras opções!

Algumas operadoras de TV a cabo já anunciaram a abertura de canais de TV e outras medidas para ajudarem na quarentena.

A Claro disse que vai ampliar a velocidade da internet, liberar canais e também redes de wi-fi em aeroportos e restaurantes; a Sky vai abrir 75 canais, como Discovery, Animal Planet e CNN.

Os clientes da Vivo terão 103 canais liberados por até 20 dias. Vale conferir e aproveitar para colocar os filmes e as séries em dia. Vale lembrar que também dá para assistir muita coisa no Youtube e acompanhar muitas lives interessantes nas redes sociais.

Entregas grátis em aplicativos durante a pandemia do coronavírus

Com o fechamento de restaurantes e outros estabelecimentos, os aplicativos de entrega têm ajudado muito. Recebi um comunicado do Uber Eats, por exemplo, estimulando as compras em estabelecimentos locais sem cobrança de taxa de entrega.

As lojas Marisa também estavam oferecendo 25% de desconto em compras online e gratuidade para entrega. Dê uma olhada nas opções de delivery em outros estabelecimentos também.  O momento é de ajuda mútua e criatividade; e as empresas parecem estar começando a entender isso.

Livros na porta

Uma iniciativa bem legal que conheci outro dia aconteceu em um prédio em São Paulo e pode servir de inspiração para outros prédios. Com as crianças em casa, o que fazer?

Um vizinho teve a ideia de separar livros infantis e colocar na porta de cada apartamento com crianças. Não é uma idéia legal?

Grupo de What´sapp para ajudar quem perdeu o emprego na pandemia do coronavírus

A querida Flávia Ferreira, fundadora do grupo Employer Branding Experience, criou rapidamente um grupo de what´sApp para ajudar quem foi ou será demitido nesta época complicada.

O grupo é aberto e o objetivo é auxiliar na recolocação, além de estimular a troca de experiências, tudo de forma muito positiva.

Leia também: Kit de sobrevivência financeira na Pandemia: Podcast e planilha gratuita

Vizinhos se oferecendo para ajudar idosos na pandemia do coronavírus

Não foram poucas as vezes em que vi mensagens de amigos ou posts compartilhados oferecendo ajuda para os idosos mais próximos.

O que você pode fazer para ajudar alguém que está com mais de 60 e precisa ficar totalmente isolado neste momento? Se oferecer para fazer compras emergenciais, instalar um aplicativo, acalmar, fazer uma ligação carinhosa.. qualquer coisa conta muito neste momento, especialmente para quem está se sentindo sozinho.

Psicólogos atendendo gratuitamente na pandemia do coronavírus

Vamos combinar: pode não estar sendo nada fácil encontrar equilíbrio emocional no meio deste caos. Quem é mais ansioso especialmente precisa se esforçar para manter a calma.

Uma iniciativa legal está sendo proposta pelo site A chave da Questão. Nele há diversos psicólogos conectados com o objetivo de ajudar quem está precisando de apoio emocional. Outro trabalho que vale conhecer é o da Vittude. O projeto chamado “Diário da Quarentena” envia todos os dias uma dica linda para ajudar as pessoas a se sentirem melhor em dias difíceis. Basta se cadastrar gratuitamente para receber.

https://www.youtube.com/watch?v=mu8tXQtF-vg
Assine o canal do Dinheirama no Youtube

Cafés virtuais: encontre os amigos na pandemia do coronavírus

Agora vou propor algo que tenho começado a fazer: marcar cafés virtuais com as pessoas queridas. Já que precisamos ficar isolados, que tal organizar uma agenda e marcar aquele papo com o amigo que você não encontra há tempos?

Trocar idéias, compartilhar sentimentos, abrir espaço para o desabafo é algo muito importante. Felizmente a tecnologia nos proporciona essa alternativa de muitas formas, seja falando via What´sApp, acessando o Skype ou usando outros aplicativos para conferências virtuais.

Exercícios em casa: solução contra o coronavírus

Ficar em casa sem fazer qualquer atividade física não é legal. A gente sabe que a realização de exercícios ajuda inclusive no emocional. Mas como até quem faz academia está se vendo sem opção de treinar fora do casulo, muitos lugares já estão disponibilizando treinos e aulas online de graça para ajudar nesta parte.

Vou colocar o link de uma matéria do Catraca Livre que traz várias opções. Eu vou tentar encaixar alguns treinos na minha rotina e você?

Leia também: Quero guardar dinheiro: qual é o melhor momento para isso?

Livros de graça na versão kindle para ler na pandemia do coronavírus

Finalmente, vou colocar aqui a iniciativa da Amazon, que está disponibilizando uma série de e-books gratuitos para que possamos ler mais neste período conturbado! Tem desde livros clássicos nacionais e internacionais até best sellers. Vale muito a pena conferir! Aqui vai o link.

Conclusão: O que fazer na pandemia Coronavírus

Termino esse artigo com a certeza de que coloquei aqui apenas algumas de tantas outras iniciativas positivas que já estão acontecendo por aí.

Se você conhecer outras e quiser compartilhar, fique à vontade! Também fico à disposição para quem quiser conversar ou precisar de ajuda para encontrar cursos, livros, filmes, aplicativos, etc., é só mandar mensagem!

É preciso mais que nunca que estejamos unidos para enfrentar o caos. É a união e o amor que tornam mais fácil qualquer situação difícil. Vamos juntos!

 

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.