A Intel (INTC; ITLC34) projetou receita e lucro para o segundo trimestre abaixo do esperado pelo mercado nesta quinta-feira, à medida que enfrenta uma demanda fraca por seus tradicionais chips de data center.
As ações da empresa com sede na Califórnia, Estados Unidos, caíam cerca de 6% nas negociações pós-mercado.
A companhia prevê uma receita na faixa de 12,5 bilhões a 13,5 bilhões de dólares no segundo trimestre, contra estimativa média de analistas de 13,57 bilhões de dólares, segundo dados da LSEG.
O lucro ajustado previsto pela Intel para o segundo trimestre, de 0,10 dólar por ação, também está abaixo das expectativas.
As empresas têm priorizado gastos com chips de servidores de inteligência artificial rápidos e avançados, prejudicando a demanda pelas unidades centrais de processamento (CPUs) da Intel, que têm sido há décadas o principal chip que alimenta data centers.
Segundo analistas, a crescente demanda por unidades de processamento gráfico (GPUs) úteis para aplicações de IA tem reduzido o apetite por CPUs, principal produto da Intel.
A receita total da Intel somou 12,7 bilhões de dólares no primeiro trimestre, ligeiramente abaixo das expectativas, de 12,78 bilhões. As vendas em seu negócio de data center subiram 5%, para 7,5 bilhões de dólares, durante o período.