Home Empresas Intel revela detalhes de novo chip de IA para combater domínio da Nvidia

Intel revela detalhes de novo chip de IA para combater domínio da Nvidia

A Intel e a AMD têm se esforçado para produzir um pacote atraente de chips e o software necessários para a execução de aplicativos de IA

por Reuters
0 comentário

A Intel (INTC) detalhou uma nova versão de seu chip de inteligência artificial nesta terça-feira, na expectativa de avançar sobre o domínio da Nvidia (NVDANVDC34).

As empresas de tecnologia estão buscando uma fonte alternativa para os escassos chips especializados em IA.

A Intel afirma que o novo processador Gaudi 3 é capaz de treinar modelos específicos de linguagem ampla 50% mais rápido do que o processador H100 da geração anterior da Nvidia.

A companhia também afirma que o novo chip é capaz de computar respostas generativas de IA, um processo chamado inferência, mais rapidamente do que os chips H100 para alguns dos modelos testados pela Intel.

“Nossos clientes, acima de tudo, estão pedindo opções no setor”, disse Jeni Barovian, vice-presidente de estratégia e gerenciamento de produtos da Intel.

A Intel e a AMD têm se esforçado para produzir um pacote atraente de chips e o software necessários para a execução de aplicativos de IA que possam se tornar uma alternativa viável à Nvidia.

Logo da Nvidia (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo)
Logo da Nvidia (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo)

A Nvidia controlava cerca de 83% do mercado de chips de processamento de dados em 2023, com a maior parte dos 17% restantes detidos por Google (GOOGLGOOGGOOGL35GOOGL34).

A Intel usou o processo de 5 nanômetros da TSMC para fabricar o novo chip.

O Gaudi 3 inclui duas CPUs unidas e é mais de duas vezes mais rápido que seu antecessor. O chip foi projetado para ser conectado a milhares de outros.

O Gaudi 3 vai ser disponibilizado para fabricantes de servidores como Supermicro e Hewlett Packard Enterprise no segundo trimestre deste ano.

A próxima geração do processador será chamada de Falcon Shores.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.