Home Investimentos Investidor, quanto você suporta perder?

Investidor, quanto você suporta perder?

por Marcelo Coutinho
3 min leitura

Investidor, quanto você suporta perder?Qual é o sonho de todo investidor senão acertar todos os trades que realiza? Mas, calma lá. Com todo o respeito, se nem Warren Buffett[bb] consegue tal feito seria ingenuidade demais achar que você conseguirá. Você pode ter 30 anos de cancha e dominar todas as estratégias possíveis, mas nunca será capaz de bater o mercado em todos os trades que fizer. Porque nem só de lucro e sorrisos vive o investidor.

Por mais √≥bvio que essa afirma√ß√£o pare√ßa, √© sempre bom refor√ßar, pois muitos investidores gostam de alimentar ilus√Ķes deste tipo. Portanto, diante dessa triste, por√©m incontest√°vel realidade, n√£o resta outro caminho sen√£o aceitar que as perdas fazem parte do jogo e aprender a lidar com elas.

Abrindo espaço para uma brincadeira, é como aquele conselho que se dá para alguém que sofre com algum vício: o primeiro passo é reconhecer o problema. Feito isso, é hora saber o que uma perda de fato representa e o que pode ser considerado um grande prejuízo.

No meu dia-a-dia lido com diversos investidores e percebo que muitos t√™m dificuldades para distinguir o que √© relevante e o que n√£o √©. Pegue o exemplo de algu√©m que est√° perdendo 3% e n√£o sabe se isso √© muito ou pouco. Como n√£o tem refer√™ncia, acaba se deixando levar pelo cl√°ssico e fatal achismo do ‚Äúvai voltar a subir, vou esperar mais um pouco‚ÄĚ. N√£o preciso nem dizer onde essa hist√≥ria termina, certo?

Os limites de perda e os objetivos de ganho devem ser definidos previamente pelo próprio investidor[bb]. No caso de não se sentir seguro a traçar sua estratégia, este deve procurar o auxílio de um profissional do mercado. Com os limites definidos será mais fácil saber se a hipotética perda de 3% é grande ou pequena.

Como as perdas – apesar de poderem ser reduzidas – s√£o inevit√°veis, a melhor e mais b√°sica forma de se proteger √© jamais abrir m√£o do stop. Ele atua como um guarda-costas que acompanha o investidor em todo lugar que vai. Voc√™ deve ter reparado que sou insistente no que se refere a esta ferramenta – leia mais em “Stop no Mercado de A√ß√Ķes: usar ou n√£o usar?”.

Quando abre mão dessa proteção o investidor que, por exemplo, fracassa quando objetiva ganhar no curto prazo acaba mudando sua operação para o longo prazo na expectativa de ver o mercado reverter. O problema é que essa é uma decisão totalmente emocional e que jamais deve ser posta em prática!

Para finalizar esse artigo, vou dar um conselho que aprendi bem longe da bolsa de valores[bb]. Sou piloto de avi√£o em minhas horas vagas. Voando aprendi uma importante li√ß√£o que √© perfeitamente aplic√°vel ao mercado de a√ß√Ķes:

Se tenho uma pane enquanto estou no ar, não tenho como aprender na hora como resolvê-la. Preciso saber muito bem quais são os procedimentos de emergência. Mais do que isso, preciso ter feito testes e aplicado-os em terra firme, com segurança.

O investimento em renda vari√°vel funciona da mesma forma. Se o mercado reverteu – seja porque algo inesperado ocorreu ou porque o investidor n√£o soube ler a tend√™ncia -, ele tem que saber como sair, seja com stop, seja com leitura de candles ou padr√Ķes de revers√£o. O que n√£o pode √© deixar para ver o que vai acontecer na hora. √Č morte (preju√≠zo) na certa!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.