Antes de começar a guardar dinheiro algumas coisas importantes precisam ser feitas. Para que o resultado seja positivo comece pela organização!

Investimento Consignado: a hora das empresas ajudarem as pessoas a poupar

Fintech Grão cria o investimento consignado e ajuda empresas e seus colaboradores com um benefício incrível. Conheça os detalhes agora!

Investimento Consignado, você já parou para pensar um pouco sobre esse conceito? Calma, não confunda o investimento consignado com o já conhecido empréstimo consignado, que facilitou o processo de concessão de empréstimos com desconto em folha de pagamento.

Com o investimento consignado, a proposta é oferecer um programa que, em vez de facilitar o consumo e o crédito, mostra que também é possível replicar esse modelo na hora de guardar dinheiro, utilizando uma estratégia de educação financeira.

Assim nasceu o Investimento Consignado, fazendo a ponte entre as empresas e os sonhos dos seus colaboradores que ainda acreditam que guardar dinheiro é coisa para especialistas.

Poupança turbinada Grão: Abra sua conta grátis e tenha rentabilidade de 106% da Poupança

Crédito consignado: entenda o que é

O crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

De acordo com a atual legislação, as pessoas podem comprometer até 35% da renda mensal do usuário, sendo 30% em forma de empréstimo e 5% em forma de saque no cartão de crédito consignado, de acordo com a Lei 10.820 (2003) e a Lei 13.172 (2015).

De uma forma geral, o crédito consignado pode ser obtido em bancos, seguradoras ou financeiras, e sua duração não deve ser superior a 96 meses no caso de servidores públicos federais e 72 meses para aposentados e pensionistas.

Os juros e demais encargos podem variar de acordo com valor contratado. No site do Banco Central é possível acompanhar a  lista completa das respectivas taxas de juros praticadas pelos bancos (as taxas atuais máximas praticadas chegam a 2,14% ao mês para o empréstimo, e de 3,06% ao mês para o cartão consignado em relação ao crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas.

Além das taxas, também é cobrado o Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF). É obrigação das instituições financeiras divulgar o Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito. Não é permitido, por exemplo, a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito.

Leia também: Consórcio (do bem): como realizar o seu sonho pagando menos

A facilidade do crédito e o drama das empresas

Quando o crédito consignado começou a ser oferecido, a ideia era justamente disponibilizar às pessoas linhas de créditos mais baratas.

As linhas de crédito mais baratas são muito úteis em determinadas circunstâncias, como por exemplo para trocar uma dívida mais cara por outra mais barata. Na teoria, a ideia parecia ótima, mas na prática causou um grande problema.

Infelizmente, sem nenhum tipo de critério ou planejamento, a facilidade de concessão criou uma legião de trabalhadores dependentes do crédito consignado, fazendo dele uma “extensão” da renda.

Leia também: A liberdade financeira leva à liberdade pessoal

Queda da produtividade e desempenho

O setor de Recursos Humanos, o famoso “RH” das empresas, logo começou a perceber uma curiosa questão: as pessoas que mais pediam o consignado, também passaram a apresentar problemas no desempenho pessoal e queda na produtividade.

Logo foi fácil perceber que o benefício na verdade fez com que muita gente se endividasse. Além disso, a empresa geralmente não dispõe de nenhum tipo de ajuda ou orientação para resolver o problema.

Para remediar a situação, o governo interveio na situação, colocando alguns limites de valores e parcelas. Ainda assim, tais mudanças não aliviaram a vida das pessoas que se endividaram com o crédito consignado.

Poupança turbinada Grão: Abra sua conta grátis e tenha rentabilidade de 106% da Poupança

Investimento Consignado

Ao observar de perto a situação, ficou claro que existe um problema grave. Para oferecer ajuda às pessoas, através do RH, a fintech Grão criou o Investimento Consignado.

O Investimento Consignado é um projeto completo porque age exatamente colocando em prática conceitos fundamentais para a vida das pessoas, através da educação financeira.

Além de facilitar o processo de investimento para os colaboradores das empresas que optarem por participar do projeto, o projeto também oferece palestras e materiais complementares que mostram a importância de poupar e realizar o planejamento financeiro.

Como aderir ao Investimento consignado

Gostou da ideia? Quer saber mais detalhes de como o Investimento Consignado também pode ajudar sua empresa e seus colaboradores como um verdadeiro benefício? Já pensou escolher um objetivo, definir um valor e descontar direto da Folha para ajudar você a chegar lá? O Investimento Consignado existe para isso!

Mande um e-mail para ricardo@diin.com.br e vamos conversar para que sua empresa também possa oferecer esse verdadeiro benefício para seus colaboradores.

Até a próxima!

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Vídeos gratuitos sobre educação financeira TV Dinheirama

Aprenda de forma simples e interativa, alguns assuntos que irão fazer toda a diferença no dia a dia na sua relação com o dinheiro. Investimentos, finanças comportamentais, empreendedorismo, liderança, dicas práticas e muito mais. Clique no botão abaixo, assista e assine o canal gratuitamente para receber os novos videos diretamente no seu e-mail.

Assista grátis Ok