Home Finanças Pessoais Investimento Consignado: a hora das empresas ajudarem as pessoas a poupar

Investimento Consignado: a hora das empresas ajudarem as pessoas a poupar

por Ricardo Pereira
0 coment√°rio

Investimento Consignado, você já parou para pensar um pouco sobre esse conceito? Calma, não confunda o investimento consignado com o já conhecido empréstimo consignado, que facilitou o processo de concessão de empréstimos com desconto em folha de pagamento.

Com o investimento consignado, a proposta é oferecer um programa que, em vez de facilitar o consumo e o crédito, mostra que também é possível replicar esse modelo na hora de guardar dinheiro, utilizando uma estratégia de educação financeira.

Assim nasceu o Investimento Consignado, fazendo a ponte entre as empresas e os sonhos dos seus colaboradores que ainda acreditam que guardar dinheiro é coisa para especialistas.

Poupança turbinada Grão: Abra sua conta grátis e tenha rentabilidade de 106% da Poupança

Crédito consignado: entenda o que é

O crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

De acordo com a atual legislação, as pessoas podem comprometer até 35% da renda mensal do usuário, sendo 30% em forma de empréstimo e 5% em forma de saque no cartão de crédito consignado, de acordo com a Lei 10.820 (2003) e a Lei 13.172 (2015).

De uma forma geral, o cr√©dito consignado pode ser obtido em bancos, seguradoras ou financeiras, e sua dura√ß√£o n√£o deve ser superior a 96 meses no caso de servidores p√ļblicos federais e 72 meses para aposentados e pensionistas.

Os juros e demais encargos podem variar de acordo com valor contratado. No site do Banco Central é possível acompanhar a  lista completa das respectivas taxas de juros praticadas pelos bancos (as taxas atuais máximas praticadas chegam a 2,14% ao mês para o empréstimo, e de 3,06% ao mês para o cartão consignado em relação ao crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas.

Al√©m das taxas, tamb√©m √© cobrado o Imposto sobre as Opera√ß√Ķes Financeiras (IOF). √Č obriga√ß√£o das institui√ß√Ķes financeiras divulgar o Custo Efetivo Total (CET) das opera√ß√Ķes de cr√©dito. N√£o √© permitido, por exemplo, a cobran√ßa de Taxa de Abertura de Cr√©dito.

Leia também: Consórcio (do bem): como realizar o seu sonho pagando menos

A facilidade do crédito e o drama das empresas

Quando o crédito consignado começou a ser oferecido, a ideia era justamente disponibilizar às pessoas linhas de créditos mais baratas.

As linhas de cr√©dito mais baratas s√£o muito √ļteis em determinadas circunst√Ęncias, como por exemplo para trocar uma d√≠vida mais cara por outra mais barata. Na teoria, a ideia parecia √≥tima, mas na pr√°tica causou um grande problema.

Infelizmente, sem nenhum tipo de crit√©rio ou planejamento, a facilidade de concess√£o criou uma legi√£o de trabalhadores dependentes do cr√©dito consignado, fazendo dele uma “extens√£o” da renda.

Leia também: A liberdade financeira leva à liberdade pessoal

Queda da produtividade e desempenho

O setor de Recursos Humanos, o famoso ‚ÄúRH‚ÄĚ das empresas, logo come√ßou a perceber uma curiosa quest√£o: as pessoas que mais pediam o consignado, tamb√©m passaram a apresentar problemas no desempenho pessoal e queda na produtividade.

Logo foi f√°cil perceber que o benef√≠cio na verdade fez com que muita gente se endividasse. Al√©m disso, a empresa geralmente n√£o disp√Ķe de nenhum tipo de ajuda ou orienta√ß√£o para resolver o problema.

Para remediar a situação, o governo interveio na situação, colocando alguns limites de valores e parcelas. Ainda assim, tais mudanças não aliviaram a vida das pessoas que se endividaram com o crédito consignado.

Poupança turbinada Grão: Abra sua conta grátis e tenha rentabilidade de 106% da Poupança

Investimento Consignado

Ao observar de perto a situação, ficou claro que existe um problema grave. Para oferecer ajuda às pessoas, através do RH, a fintech Grão criou o Investimento Consignado.

O Investimento Consignado é um projeto completo porque age exatamente colocando em prática conceitos fundamentais para a vida das pessoas, através da educação financeira.

Al√©m de facilitar o processo de investimento para os colaboradores das empresas que optarem por participar do projeto, o projeto tamb√©m oferece palestras e materiais complementares que mostram a import√Ęncia de poupar e realizar o planejamento financeiro.

Como aderir ao Investimento consignado

Gostou da ideia? Quer saber mais detalhes de como o Investimento Consignado também pode ajudar sua empresa e seus colaboradores como um verdadeiro benefício? Já pensou escolher um objetivo, definir um valor e descontar direto da Folha para ajudar você a chegar lá? O Investimento Consignado existe para isso!

Mande um e-mail para [email protected] e vamos conversar para que sua empresa tamb√©m possa oferecer esse verdadeiro benef√≠cio para seus colaboradores.

Até a próxima!

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.