Home Empresas JBS inaugura fábricas de R$ 1 bi e vê potencial para mercado de empanados dobrar no Brasil

JBS inaugura fábricas de R$ 1 bi e vê potencial para mercado de empanados dobrar no Brasil

"As fábricas vão ajudar a subir a barra da qualidade dos nossos produtos", disse Tomazoni, acrescentando que ambas são as maiores da JBS no Brasil

por Reuters
0 comentário
JBS Biodiesel

A JBS (JBSS3) inaugura na sexta-feira, no Paraná, uma fábrica de empanados de frango e outra de salsichas da Seara que receberam investimentos de 1 bilhão de reais, enquanto vê potencial de forte crescimento de mercados de alimentos de maior valor agregado no Brasil, disseram altos executivos da empresa à Reuters.

No caso dos empanados, a maior produtora global de carnes do mundo considera que o mercado brasileiro poderia dobrar, e acredita que a fábrica de Rolândia, que começou a operar em março na cidade do norte do Paraná, possa ajudá-la a abocanhar esse crescimento.

“É um investimento importante para aumentar a disponibilidade de produtos e agregar valor… A tecnologia (das novas fábricas) é o que tem de mais moderno, ela permite trazer inovações que a JBS já tem em outros lugares do mundo, como Inglaterra, Estados Unidos e México“, disse o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, em entrevista à Reuters, nesta quinta-feira.

Desde que passou a operar a nova linha de frangos empanados, a Seara puxou o crescimento da categoria no país em 2,7 pontos percentuais, disse a JBS, citando dados do Instituto Kantar.

“As fábricas vão ajudar a subir a barra da qualidade dos nossos produtos”, disse Tomazoni, acrescentando que ambas são as maiores da JBS no Brasil para ambas categorias de produtos a companhia não divulgou a capacidade produtiva.

Segundo o CEO da Seara, João Campos, o mercado de empanados tem potencial de crescimento “muito grande, mas demanda produtos de qualidade superior e diferenciados, o que é exatamente o que esta planta faz”.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

“Por isso acreditamos que esse mercado de empanados tem potencial para dobrar no Brasil”, disse ele, citando que o percentual de penetração de empanados nos lares brasileiros é metade do visto na Inglaterra, por exemplo.

No segmento de empanados de frango, a companhia já detém mais de 30% de participação no país.

Campos destacou que a fábrica de Rolândia terá também grande competitividade, já que conta com uma planta de processamento de frangos ao lado, onde a JBS opera um complexo agroindustrial.

Segundo os executivos, em um primeiro momento, as novas fábricas vão atender o mercado interno, podendo exportar parte da produção no futuro.

O complexo está instalado no segundo Estado produtor de grãos do Brasil, que também tem importante porto exportador, como Paranaguá, o que traz diferenciais competitivos para a JBS, que vê agora uma conjuntura favorável de menores custos de soja e milho.

“Estamos entre o produtor rural e o consumidor, seguramente (o custo menor) aumenta a acessibilidade dos produtos, e com isso permite um crescimento maior (das vendas)”, disse Tomazoni, ao ser questionado sobre impacto da queda dos preços das matérias-primas das rações para aves e suínos.

Expansões

O investimento em Rolândia faz parte de 8 bilhões de reais em aportes anunciados pela companhia no Brasil em 2019. Mas os executivos não revelaram onde ou em quais produtos será a próxima expansão.

Nos últimos dois anos, a JBS vem expandindo sua posição em produtos de maior agregado nos mercados europeu e americano, e a inauguração das novas plantas em Rolândia integra esta iniciativa, disse a companhia.

JBS 3
(Imagem: Divulgação/ JBS)

Com a expansão do complexo paranaense, já estão em operação três linhas de produção, sendo duas de empanados e uma de salsicha, gerando 4.500 empregos diretos na cidade paranaense, disse Tomazoni, ressaltando que a empresa é a maior empregadora do Brasil, com cerca de 152 mil funcionários.

As fábricas de Rolândia podem ampliar a capacidade, com mais sete linhas de empanados e três de salsicha, o que acontecerá de acordo com o crescimento do negócio e a demanda de mercado. Quando isso ocorrer, complexo chegará a 6 mil funcionários.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.