O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, deixou Pyongyang em seu trem particular no domingo com destino à Rússia, informou na terça-feira (horário local) o órgão de imprensa estatal KCNA com fotos mostrando que ele provavelmente está acompanhado de autoridades da indústria de armas, diplomatas e comandantes militares.
Kim partiu no domingo para uma viagem que incluirá reuniões com o presidente Vladimir Putin, informou a agência de notícias estatal.
Autoridades americanas, que primeiro relataram que a visita era iminente, dizem que as discussões provavelmente incluirão um possível acordo para a Coreia do Norte fornecer à Rússia armas para a guerra na Ucrânia.
Segundo a KCNA, Kim estava acompanhado por altos funcionários do governo, incluindo militares.
Fotos divulgadas pela imprensa oficial mostraram guardas militares e multidões com ternos negros e vestidos coloridos acenando com flores e bandeiras enquanto ele embarcava no trem verde escuro.
Especula-se que o meio de transporte seja blindado e leve outros equipamentos especiais.
Rússia
A viagem do líder à Rússia e o encontro com Putin são parte de uma visita de larga escala, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em vídeo publicado online.
Segundo ele, o principal assunto das conversas será as relações entre os países vizinhos: “Continuaremos fortalecendo a nossa amizade”, afirmou.