Finday 320x100 (1)
Home Economia Receita abre consulta a lote residual do IR

Receita abre consulta a lote residual do IR

por Redação Dinheirama
3 min leitura
lote residual imposto de renda - Dinheirama

A Receita Federal abriu, nesta quarta-feira (24) a consulta ao lote residual do Imposto de Renda. Dessa forma, mais de 212 mil contribuintes que estavam na malha fina e acertaram as contas com o Fisco podem consultar suas restituições.

Finclass

O pagamento da restituição acontecerá no dia 31 de março (quinta-feira) diretamente na conta bancária que o contribuinte informou na Declaração do IR.

De acordo com a Receita Federal, o valor a ser restituído no lote residual do imposto de renda chega a R$210 milhões. Ao todo, 212.711 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total,

  • 2.790 têm mais de 80 anos;
  • 21.540 têm entre 60 e 79 anos;
  • 2.199 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave; e
  • 7.542 têm o magistério como principal fonte de renda.

Como consultar o lote residual do IR?

Para que você possa consultar se está no lote residual do Imposto de Renda, siga os passos a seguir.

  1. Em primeiro lugar, acesse o site da Receita Federal e clique em Meu Imposto de Renda;
  2. Logo depois, escolha a opção “Consultar Restituição” e clique no botão “Iniciar”;
  3. Em seguida, será necessário informar o CPF, o ano da restituição, a data de nascimento e o código de autenticação.

Pronto! Na tela seguinte, você verá as informações sobre a restituição, como o banco e  agência, o lote e a situação. Além disso, você verá também a data em que o valor ficará disponível.

Outra forma de consultar o lote residual do IR é pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Ele está disponível para baixar grátis nas lojas de app do seu celular. 

Finclass

Pagamento de lote residual

Conforme orientação da Receita Federal, se o pagamento não for feito, o contribuinte deve entrar em contato com o BB. Isso porque, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

  • Central de Atendimento BB 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
  • Vá a qualquer agência do Banco do Brasil para solicitar ou reagendar o crédito.
  • Também é possível fazer a solicitação pelo Portal BB.

Entretanto, se o resgate não for feito em até um ano, o contribuinte deverá fazer a solicitação pelo Portal eCAC. Assim, será preciso selecionar a opção obter restituição não resgatada no banco.

O que é o lote residual do Imposto de Renda?

O lote residual é formado por contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos, mas acertaram as pendências depois. A saber, é possível cair na malha fina ou malha fiscal por algum tipo de inconsistência nas declaração do Imposto de Renda.

Depois que o contribuinte resolver as pendências, a Receita libera a declaração. No entanto, o tempo até a regularização pode fazer com que a restituição não entre no cronograma normal.

Como resultado, forma-se um lote residual, ou lote adicional de restituições a serem pagas.

lote residual imposto de renda - Dinheirama
Foto: Divulgação/Receita Federal

Restituição do Imposto de Renda

No momento em que o contribuinte preenche a Declaração de IR, pode aparecer o resultado “Imposto a Restituir”. Isso significa que existe um valor que será devolvido ao contribuinte na conta bancária informada na declaração.

De acordo com a Receita Federal, o valor da restituição é atualizado pela Taxa Selic. O cálculo usa a taxa acumulada a partir do mês seguinte ao prazo de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% referente ao mês do depósito.

No entanto, após o depósito na conta, não há nenhuma atualização por parte da Receita.

Uma forma de receber um aviso assim que a restituição for feita é pelo app Pessoa Física. Nele, existe uma opção de marcar a declaração desejada com uma estrela. Desse modo, assim que a restituição for enviada para a conta, o aplicativo envia uma notificação.

Conclusão

Em resumo, o lote residual de restituição do Imposto de Renda reúne os contribuintes que caíram na malha fina. Para evitar alguma inconsistência ou atraso na sua restituição, confira todos os conteúdos que o Dinheirama prepara sobre o tema.

A cada ano, especialistas em planejamento fiscal e tributário ajudam os investidores a declarar corretamente o Imposto de Renda.

Agora que você já sabe como consultar o lote residual do IR, que tal aprender a consultar PIS pelo CPF?

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.