Home Economia e Política Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou na terça-feira que Washington discorda dos comentários de Lula, mas se recusou a prever o que Blinken diria na reunião sobre o assunto

por Reuters
0 comentário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o principal diplomata dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta quarta-feira, em meio a uma crise diplomática depois que Lula comparou a guerra de Israel em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Autoridades norte-americanas disseram esperar que Lula e Blinken tenham uma conversa sólida sobre questões de segurança global, incluindo o conflito em Gaza, desencadeado por ataques ao sul de Israel por militantes do Hamas em 7 de outubro.

Israel disse na segunda-feira que Lula não é bem-vindo em Israel até que recue nos comentários.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou na terça-feira que Washington discorda dos comentários de Lula, mas se recusou a prever o que Blinken diria na reunião sobre o assunto.

Os comentários de Lula foram feitos após sua visita ao Oriente Médio na semana passada e pouco antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, como parte da presidência brasileira do G20.

Washington, que fornece a Israel apoio militar e diplomático, pede a Israel que proteja os civis, mas defende o direito de Israel de atacar os militantes do Hamas na Faixa de Gaza.

Antes da viagem de Blinken à América do Sul, o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols, disse aos repórteres que o compartilhamento de ideias sobre o conflito em Gaza seria “crucial para a conversa” entre Lula e Blinken.

Os dois também discutirão os esforços para promover a democracia na Venezuela, uma parceria entre os EUA e o Brasil sobre os direitos dos trabalhadores e a cooperação na transição para a energia limpa, disse Nichols.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.