PTF_DESK-TOPO_DINHEIRAMA_v1
Home Finanças Pessoais Meu INSS: como consultar benefício pelo CPF

Meu INSS: como consultar benefício pelo CPF

por Redação Dinheirama
3 min leitura
meu inss - dinheirama

Você sabe como consultar seu benefício do INSS? Conhece o aplicativo Meu INSS? Antes de mais nada, saiba que todos os beneficiários do instituto possuem uma identificação por um código de segurado exclusivo e vinculado ao CPF.

PTF_QUADRADO_DINHEIRAMA_v1

Mas, se você não lembrar desse número ou não tiver acesso a ele, essa não é a única forma de ter informações sobre seu benefício. Já que você pode usar tanto o número que aparece na carta de concessão quanto consultar benefício INSS pelo CPF.

Para facilitar a vida do beneficiário que possui aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-maternidade e outros, fizemos este guia. Por meio dele, você saberá mais o que é o Meu INSS e como consultar benefício INSS pelo CPF. Então, confira tudo abaixo!

O que é o Meu INSS?

Em primeiro lugar, o Meu INSS é um canal de serviços online do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio do site do instituto ou do aplicativo, é possível acessar a maior parte dos serviços oferecidos nas agências do órgão.

Dessa forma, o segurado não precisa se deslocar até a agência nem ficar em filas, e ainda tem as informações rapidamente, sempre e onde precisar. O objetivo do órgão com essas iniciativas é digitalizar seus processos e, assim, desburocratizar o atendimento.

Serviços disponíveis no Meu INSS

Confira os principais serviços disponíveis por meio do portal:

PTF_QUADRADO_DINHEIRAMA_v1
  • Consulta de extratos

Nessa opção, você pode consultar o extrato do benefício, de pagamento, e do Imposto de Renda, por exemplo. Além disso, é possível consultar e imprimir extratos de empréstimos consignados.

  • Atualização de dados cadastrais

Também é possível atualizar seus dados cadastrais para garantir que seu benefício não seja bloqueado. Por meio do portal Meu INSS, você pode conferir se informações como endereço e contato estão atualizadas e informar mudanças ao órgão.

  • Agendamento
  • Aposentadoria Urbana
  • Salário Maternidade
  • Simulação de tempo de contribuição
  • Histórico de crédito de benefício (HisCre)
  • Carta de concessão
  • Agendamento de perícia
  • Acesso ao resultado de perícia médica
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
  • Consultar a revisão de Benefício
  • Encontrar uma agência
  • DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual
  • Outros serviços.

Baixar o aplicativo 

A saber, o aplicativo Meu INSS é gratuito e está disponível para iOS (iPhone) e Android. Tanto aposentados e pensionistas quanto não segurados podem baixar o aplicativo e acessar os serviços comuns, como agendamentos, por exemplo.

Como entrar no Meu INSS? 

Para que você possa acessar o aplicativo, é necessário usar a mesma senha que cadastrou para acessar o site do órgão. O login é feito por meio da conta gov.br, que permite o acesso aos serviços digitais do Governo Federal. 

Você também pode usar as seguintes formas para acessar o app:

  • CPF e senha;
  • Integração por meio dos bancos credenciados;
  • Certificado digital em nuvem.

No caso dos bancos autorizados, você terá que ser cliente e fazer login no internet banking de uma dessas instituições financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Banco de Brasília;
  • Caixa Econômica;
  • Sicoob;
  • Santander.

Logo após a instalação do aplicativo, basta abri-lo e logar no sistema, clicando em “Entrar com gov.br”. Em seguida, é só selecionar um dos métodos de identificação. Se fizer o acesso pelo CPF, você também deve informar a senha cadastrada.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Para consultar benefício INSS pelo CPF, você pode utilizar um de três meios simples e fáceis, conforme mostramos abaixo:

  1. Portal Meu INSS

Diversos serviços da Previdência Social são oferecidos gratuitamente por meio do Portal Meu INSS. Logo após fazer o acesso, o beneficiário que já for segurado do INSS terá as informações sobre seu benefício na tela inicial. 

Caso queira, também pode clicar em “detalhar” para ter acesso às demais informações de seu benefício. Por outro lado, quem ainda não é beneficiário também consegue acompanhar o pedido por meio do Portal.

  1. Aplicativo

Assim que baixar e fizer login no aplicativo, o usuário também terá acesso ao extrato de seu benefício logo na tela inicial do app. 

  1. Central 135

Para quem prefere falar com um atendente, existe a opção de solicitar atendimento pelo telefone 135, central de atendimento telefônico do INSS. 

O titular pode se identificar informando o número de seu CPF. Mas, saiba que o atendente pode pedir dados adicionais ou a confirmação de informações que constam no cadastro e na base de dados. 

As ligações são gratuitas quando realizadas de telefones fixos ou públicos, e têm custo de uma ligação local, quando feitas por celular. O horário de funcionamento da central 135 é: de segunda a sábado das 7h às 22h, com exceção dos feriados.

Como saber se meu benefício do INSS foi concedido?

Para a consulta de processo INSS no gov.br, você deve seguir essas etapas:

  1. Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS e informe login e senha;
  2. No menu, clique na opção “Meus Benefícios”. Nessa área, estão todos os pedidos realizados, bem como os benefícios ativos;
  3. Em seguida, clique no requerimento que você enviou ao órgão e veja a situação do benefício.

As possíveis respostas para o pedido do benefício são as seguintes:

  • Habilitado, quando seu pedido ainda está em análise pelo instituto;
  • Deferido, quando seu benefício foi aprovado e será concedido;
  • Indeferido, quando seu benefício foi analisado e negado.

O que fazer para tirar o extrato do INSS?

Para que possa solicitar o extrato do INSS, siga o passo a passo abaixo:

  1. Em primeiro lugar, entre no Meu INSS;
  2. Logo depois, clique em “Do que você precisa” e escreva o nome do serviço que você quer;
  3. Por fim, clique em “Baixar PDF”.

Esse serviço também pode ser solicitado por meio da central 135 ou presencialmente, na agência do instituto mais próxima. Contudo, a visita deve ser agendada pelo site do Meu INSS.

Como pegar o extrato para Imposto de Renda?

Todas as pessoas que recebem benefício do INSS devem apresentar os informes de rendimento para declarar o imposto de renda. O extrato pode ser obtido de duas maneiras:

  1. Online: por meio do site ou pelo aplicativo Meu INSS;
  2. Presencialmente: na agência mais próxima do INSS mais próxima. Mas esse serviço precisa ser agendado por meio do site Meu INSS.

Extrato para Imposto de Renda por meio do site Meu INSS

  1. Em primeiro lugar, acesse o site ou o aplicativo e faça login;
  2. Logo depois, clique em “Serviços”;
  3. Em seguida, escolha a opção “Extratos/Certidões/Declarações”;
  4. Por fim, clique em “Extrato de Imposto de Renda”. 

Na próxima tela, você deve selecionar o ano-calendário de interesse e o benefício (se tiver mais de um). Em seguida, você poderá visualizar ou emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda.

Extrato para Imposto de Renda por meio do aplicativo Meu INSS

  1. Faça login no aplicativo e clique no menu lateral esquerdo;
  2. Selecione a opção “Extratos/Certidões/Declarações”;
  3. Selecione “Extrato de Imposto de Renda”.

Conclusão 

O Meu INSS é o portal criado para facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços do órgão. Por meio dele, é possível consultar o benefício, tirar extrato e diversas outras funcionalidades para que o beneficiário não precise se deslocar até a agência.

Você já usa o Meu INSS? O que acha do serviço? Conte-nos sua opinião nos comentários!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.