Home Empresas Motoristas confirmam greve de ônibus em São Paulo nesta quarta

Motoristas confirmam greve de ônibus em São Paulo nesta quarta

A prefeitura da capital paulista suspendeu o rodízio municipal de veículos

por Agência Brasil
3 min leitura

Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) confirmou na noite desta terça-feira (2) que a categoria fará greve nesta quarta-feira (3) na capital paulista. 

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que os motoristas e cobradores de ônibus da capital devem garantir 100% do efetivo nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e no mínimo 50% nos demais períodos.

“Estamos atentos a essa situação e continuaremos acompanhando para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados sem comprometer a mobilidade dos paulistanos”, disse o sindicato, em nota.

A prefeitura da capital paulista suspendeu o rodízio municipal de veículos.

SindMotoristas

Mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras da categoria lotaram a rua em frente ao SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) em Assembleia Decisiva, onde aprovaram por unanimidade deflagração de GREVE GERAL a partir da 0h00 de quarta-feira, 03 de julho.

A paralisação será realizada em todas as empresas de ônibus urbano da cidade, inclusive com os trabalhadores de administração e fiscalização. Será respeitada a lei de greve, que prevê comunicação com 72 horas de antecedência aos órgãos competentes.

Também foi deliberado e aceito pela categoria que o fechamento da campanha está condicionado à redução da jornada de trabalho de 6h30min trabalhada mais 30 minutos de almoço remunerado.

A decisão foi necessária devido a intransigência patronal, que no processo de negociação coletiva, há mais de três meses, não atende aos anseios dos trabalhadores.

“Os patrões insistem em empurrar com a barriga as legítimas reivindicações da categoria. Este comportamento inadequado poderá provocar uma greve no transporte da maior capital do país. Será que eles estão preocupados com os paulistanos?”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago apoiado por lideranças de centrais, sindicatos coirmãos e membros da diretoria plena.

Veja o documento:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.