Home Estilo de Vida Mulheres empreendedoras: dicas para aumentar os lucros

Mulheres empreendedoras: dicas para aumentar os lucros

Ainda segundo a pesquisa, nos √ļltimos quatro trimestres avaliados o n√ļmero de mulheres empregadoras aumentou 30%

por Blog do Serasa
0 coment√°rio

No Brasil, todo ano aparecem mais e mais mulheres empreendedoras, criando seus próprios negócios e buscando na inovação uma forma de conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Aumentar a participação feminina no empreendedorismo pode criar milhares de novas oportunidades de negócios além de contribuir diretamente para a geração de novos postos de emprego.

A maioria dos empreendedores ainda √© do sexo masculino no pa√≠s, mas a presen√ßa feminina se fortalece a cada ano. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022, conduzida pelo Sebrae, no segundo trimestre de 2022 atingiu-se o recorde de mulheres donas de neg√≥cios: 10,3 milh√Ķes. Elas correspondem a 34,4% dos empreendedores.

Ainda segundo a pesquisa, nos √ļltimos quatro trimestres avaliados o n√ļmero de mulheres empregadoras aumentou 30%, contra 8% no caso dos homens.

Grandes mulheres empreendedoras

Com supera√ß√£o e lideran√ßa, h√° grandes exemplos de mulheres empreendedoras que transformaram diversos segmentos de mercado, elevando o n√≠vel para a concorr√™ncia e criando experi√™ncias incr√≠veis para seus clientes,. Tudo isso fez com que elas ganhassem n√£o s√≥ espa√ßo, mas uma grande fatia de seu p√ļblico-alvo.

Uma delas é Camila Farani, empresária muito conhecida por participar de reality shows, mas que está ou esteve por trás de grandes empresas, sendo em sua carreira investidora de mais de 30 negócios.

Outra empreendedora de destaque √©¬†Sabrina Nunes, criadora da marca Francisca Joias e dona de um dos maiores e-commerces de joias contempor√Ęneas do pa√≠s, sendo inclusive premiada pelo Banco Goldman Sachs.

(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Também é importante mencionar Luiza Helena Trajano, uma das maiores empreendedoras do país, por trás da empresa Magazine Luiza, empresa varejista com faturamento bilionário.

Essas são só algumas das mulheres empresárias que dominam sua fatia de mercado, trazendo mais representatividade e espaço feminino na economia gerada a partir de novos empreendimentos.

Ainda faltam oportunidades para mulheres começarem a empreender, por isso este artigo traz dicas tanto para quem quer começar a empreender quanto para quem quer crescer o próprio negócio.

Por onde começar a criar o próprio negócio

Independentemente da situa√ß√£o atual, existem op√ß√Ķes pr√°ticas que ajudam a trazer dinheiro, seja como fonte de renda principal, seja como renda extra.

Antes de escolher o que deseja fazer, lembre-se que para crescer é preciso que se dedique e invista tempo e até dinheiro. Por isso, ao começar seu negócio, considere suas habilidades existentes e seus gostos. Assim, a jornada será mais tranquila.

Sugest√Ķes para come√ßar a empreender

Escolher a ideia certa de negócios é uma forma de começar a empreender com o pé direito. Até porque é preciso ser estratégica com as escolhas disponíveis, pensar em uma possibilidade que permita crescer, se destacar e ganhar dinheiro.

Confira¬†18 ideias¬†de atua√ß√Ķes no mercado para come√ßar:

Personal organizer, Manicure, Costureira, Cerimonialista, Assistente virtual, Maquiadora, Infoprodutora, Decoradora, Vendedora, Analista de mídia social, Planejadora de eventos, Cuidadora de animais, Confeiteira, Artesã, Babá/cuidadora, Tutora, Cozinheira, Revendedora de roupas, semijoias, cosméticos e mais.

A maioria dessas op√ß√Ķes s√£o atividades que podem gerar renda extra antes de iniciar de fato um empreendimento. √Č importante empreender aos poucos para ‚Äúsentir o terreno‚ÄĚ, se especializar na √°rea e poder se diferenciar no mercado, com servi√ßo de qualidade e para um p√ļblico cada vez mais amplo.

(Imagem: PIxabay)
(Imagem: PIxabay)

Um exemplo √© o ramo de cuidados com animais. Existem plataformas no mercado que permitem que qualquer pessoa se cadastre para ficar com animais em situa√ß√Ķes pontuais ou durante alguns dias da semana. N√£o √© preciso ter muita habilidade, apenas saber como lidar com os animais no dia a dia.

No entanto, para se tornar uma mulher empreendedora nessa √°rea, √© importante fazer cursos e se aprofundar no tema para entender melhor o comportamento e a sa√ļde dos animais, por exemplo.

Ent√£o, antes de fazer a escolha, procure conhecimento, na forma de cursos e especializa√ß√Ķes. Dependendo da √°rea, √© poss√≠vel encontrar bons materiais gratuitos que ajudam a planejar os pr√≥ximos passos de crescimento do neg√≥cio.

Empreendedorismo feminino: cursos gratuitos

Há bons materiais disponíveis para quem está começando e precisa conhecer os desafios do empreendedorismo e as oportunidades do mercado.

Confira tr√™s portais gratuitos que podem ajudar o p√ļblico feminino nessa miss√£o.

Empreendedoras da Beleza

O Grupo Botic√°rio abre inscri√ß√Ķes periodicamente para aulas profissionalizantes de beleza, em parceria com a Escola Conquer. Os cursos, online e gratuitos, promovem a forma√ß√£o em √°reas como maquiagem, penteado, vendas e empreendedorismo.

Cresça com o Google para Mulheres

A plataforma do (GOOGL;¬†GOOG;¬†GOOGL35;¬†GOOGL34) disponibiliza programas voltados especialmente ao empreendedorismo feminino, com conte√ļdos sobre lideran√ßa, oportunidades de neg√≥cio e acelera√ß√£o de carreira, entre outros. As edi√ß√Ķes contam com v√≠deos de palestrantes e s√£o dividas por temas ‚Äď como Mulheres na Tecnologia e Cres√ßa com o Google para Mulheres Pretas.

Programa Ita√ļ Mulher Empreendedora

A iniciativa do Ita√ļ Unibanco¬†(ITUB4) j√° tem mais de 10 anos e oferece cursos e capacita√ß√Ķes gratuitas ‚Äď alguns online e outros presenciais. Entre os temas abordados, est√° planejamento estrat√©gico e t√©cnicas de venda. Em 2022, mais de 115.000 pessoas visualizaram os conte√ļdos do programa.¬†

(Imagem: Divulga√ß√£o/Ita√ļ Unibanco)
(Imagem: Divulga√ß√£o/Ita√ļ Unibanco)

Dicas para fazer o empreendimento se desenvolver

Separe recursos financeiros para o próprio negócio

A melhor forma de garantir que o dinheiro conquistado com o seu negócio seja bem empregado é planejar que ele seja revertido no próprio negócio, ou pelo menos a maior parte dele. Por isso, a gestão financeira de seu negócio precisa ser priorizada, para que a empresa cresça de forma sustentável.

Busque especializa√ß√Ķes

Conhecimento √© poder. Uma das melhores formas de ajudar o neg√≥cio a crescer √© por meio de especializa√ß√Ķes, cursos, mentorias, consultoria e toda forma de conhecer melhor a √°rea em que atua. Isso vai permitir a qualifica√ß√£o do servi√ßo e consequentemente a maior valoriza√ß√£o financeira dele.

Reinvista no negócio

Um processo importante que determina o crescimento de uma empresa são os investimentos feitos nela, como em equipamentos, insumos, colaboradores, entre outros. Tudo que é investido na empresa pode ser fator decisivo para seu sucesso.

Melhore sua qualidade de vida

Um negócio deve servir também para trazer satisfação pessoal de quem empreende. Assim, é impossível não só prestar um bom serviço ou vender bem, mas cuidar da vida pessoal. Por isso, invista em itens que proporcionem uma vida mais tranquila, confortável e que ajudem a ter ainda mais vontade de empreender.

Cartilha especial: Dia da Mulher

A independência financeira para a mulher representa mais que apenas finanças. Pode significar o fim de momentos de opressão e violência, por exemplo.

Por isso a Serasa criou uma¬†cartilha especial para o Dia da Mulher, mas que pode e deve ser lida em qualquer dia do ano. Ela traz informa√ß√Ķes para o combate da viol√™ncia dom√©stica e administra√ß√£o do or√ßamento pessoal. Afinal, ser dona do pr√≥prio dinheiro √© empoderamento.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.