Home Estilo de Vida Mulheres empreendedoras: dicas para aumentar os lucros

Mulheres empreendedoras: dicas para aumentar os lucros

Ainda segundo a pesquisa, nos últimos quatro trimestres avaliados o número de mulheres empregadoras aumentou 30%

por Blog do Serasa
0 comentário
(Imagem: Blog Serasa)

No Brasil, todo ano aparecem mais e mais mulheres empreendedoras, criando seus próprios negócios e buscando na inovação uma forma de conquistar a tão sonhada liberdade financeira.

Aumentar a participação feminina no empreendedorismo pode criar milhares de novas oportunidades de negócios além de contribuir diretamente para a geração de novos postos de emprego.

A maioria dos empreendedores ainda é do sexo masculino no país, mas a presença feminina se fortalece a cada ano. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022, conduzida pelo Sebrae, no segundo trimestre de 2022 atingiu-se o recorde de mulheres donas de negócios: 10,3 milhões. Elas correspondem a 34,4% dos empreendedores.

Ainda segundo a pesquisa, nos últimos quatro trimestres avaliados o número de mulheres empregadoras aumentou 30%, contra 8% no caso dos homens.

Grandes mulheres empreendedoras

Com superação e liderança, há grandes exemplos de mulheres empreendedoras que transformaram diversos segmentos de mercado, elevando o nível para a concorrência e criando experiências incríveis para seus clientes,. Tudo isso fez com que elas ganhassem não só espaço, mas uma grande fatia de seu público-alvo.

Uma delas é Camila Farani, empresária muito conhecida por participar de reality shows, mas que está ou esteve por trás de grandes empresas, sendo em sua carreira investidora de mais de 30 negócios.

Outra empreendedora de destaque é Sabrina Nunes, criadora da marca Francisca Joias e dona de um dos maiores e-commerces de joias contemporâneas do país, sendo inclusive premiada pelo Banco Goldman Sachs.

(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Também é importante mencionar Luiza Helena Trajano, uma das maiores empreendedoras do país, por trás da empresa Magazine Luiza, empresa varejista com faturamento bilionário.

Essas são só algumas das mulheres empresárias que dominam sua fatia de mercado, trazendo mais representatividade e espaço feminino na economia gerada a partir de novos empreendimentos.

Ainda faltam oportunidades para mulheres começarem a empreender, por isso este artigo traz dicas tanto para quem quer começar a empreender quanto para quem quer crescer o próprio negócio.

Por onde começar a criar o próprio negócio

Independentemente da situação atual, existem opções práticas que ajudam a trazer dinheiro, seja como fonte de renda principal, seja como renda extra.

Antes de escolher o que deseja fazer, lembre-se que para crescer é preciso que se dedique e invista tempo e até dinheiro. Por isso, ao começar seu negócio, considere suas habilidades existentes e seus gostos. Assim, a jornada será mais tranquila.

Sugestões para começar a empreender

Escolher a ideia certa de negócios é uma forma de começar a empreender com o pé direito. Até porque é preciso ser estratégica com as escolhas disponíveis, pensar em uma possibilidade que permita crescer, se destacar e ganhar dinheiro.

Confira 18 ideias de atuações no mercado para começar:

Personal organizer, Manicure, Costureira, Cerimonialista, Assistente virtual, Maquiadora, Infoprodutora, Decoradora, Vendedora, Analista de mídia social, Planejadora de eventos, Cuidadora de animais, Confeiteira, Artesã, Babá/cuidadora, Tutora, Cozinheira, Revendedora de roupas, semijoias, cosméticos e mais.

A maioria dessas opções são atividades que podem gerar renda extra antes de iniciar de fato um empreendimento. É importante empreender aos poucos para “sentir o terreno”, se especializar na área e poder se diferenciar no mercado, com serviço de qualidade e para um público cada vez mais amplo.

(Imagem: PIxabay)
(Imagem: PIxabay)

Um exemplo é o ramo de cuidados com animais. Existem plataformas no mercado que permitem que qualquer pessoa se cadastre para ficar com animais em situações pontuais ou durante alguns dias da semana. Não é preciso ter muita habilidade, apenas saber como lidar com os animais no dia a dia.

No entanto, para se tornar uma mulher empreendedora nessa área, é importante fazer cursos e se aprofundar no tema para entender melhor o comportamento e a saúde dos animais, por exemplo.

Então, antes de fazer a escolha, procure conhecimento, na forma de cursos e especializações. Dependendo da área, é possível encontrar bons materiais gratuitos que ajudam a planejar os próximos passos de crescimento do negócio.

Empreendedorismo feminino: cursos gratuitos

Há bons materiais disponíveis para quem está começando e precisa conhecer os desafios do empreendedorismo e as oportunidades do mercado.

Confira três portais gratuitos que podem ajudar o público feminino nessa missão.

Empreendedoras da Beleza

O Grupo Boticário abre inscrições periodicamente para aulas profissionalizantes de beleza, em parceria com a Escola Conquer. Os cursos, online e gratuitos, promovem a formação em áreas como maquiagem, penteado, vendas e empreendedorismo.

Cresça com o Google para Mulheres

A plataforma do (GOOGLGOOGGOOGL35GOOGL34) disponibiliza programas voltados especialmente ao empreendedorismo feminino, com conteúdos sobre liderança, oportunidades de negócio e aceleração de carreira, entre outros. As edições contam com vídeos de palestrantes e são dividas por temas – como Mulheres na Tecnologia e Cresça com o Google para Mulheres Pretas.

Programa Itaú Mulher Empreendedora

A iniciativa do Itaú Unibanco (ITUB4) já tem mais de 10 anos e oferece cursos e capacitações gratuitas – alguns online e outros presenciais. Entre os temas abordados, está planejamento estratégico e técnicas de venda. Em 2022, mais de 115.000 pessoas visualizaram os conteúdos do programa. 

(Imagem: Divulgação/Itaú Unibanco)
(Imagem: Divulgação/Itaú Unibanco)

Dicas para fazer o empreendimento se desenvolver

Separe recursos financeiros para o próprio negócio

A melhor forma de garantir que o dinheiro conquistado com o seu negócio seja bem empregado é planejar que ele seja revertido no próprio negócio, ou pelo menos a maior parte dele. Por isso, a gestão financeira de seu negócio precisa ser priorizada, para que a empresa cresça de forma sustentável.

Busque especializações

Conhecimento é poder. Uma das melhores formas de ajudar o negócio a crescer é por meio de especializações, cursos, mentorias, consultoria e toda forma de conhecer melhor a área em que atua. Isso vai permitir a qualificação do serviço e consequentemente a maior valorização financeira dele.

Reinvista no negócio

Um processo importante que determina o crescimento de uma empresa são os investimentos feitos nela, como em equipamentos, insumos, colaboradores, entre outros. Tudo que é investido na empresa pode ser fator decisivo para seu sucesso.

Melhore sua qualidade de vida

Um negócio deve servir também para trazer satisfação pessoal de quem empreende. Assim, é impossível não só prestar um bom serviço ou vender bem, mas cuidar da vida pessoal. Por isso, invista em itens que proporcionem uma vida mais tranquila, confortável e que ajudem a ter ainda mais vontade de empreender.

Cartilha especial: Dia da Mulher

A independência financeira para a mulher representa mais que apenas finanças. Pode significar o fim de momentos de opressão e violência, por exemplo.

Por isso a Serasa criou uma cartilha especial para o Dia da Mulher, mas que pode e deve ser lida em qualquer dia do ano. Ela traz informações para o combate da violência doméstica e administração do orçamento pessoal. Afinal, ser dona do próprio dinheiro é empoderamento.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.