Home Agronegócio Nutrien paralisa 3 fábricas de fertilizantes por tempo indeterminado

Nutrien paralisa 3 fábricas de fertilizantes por tempo indeterminado

Os problemas da Nutrien na América do Sul surgem num momento em que as empresas de fertilizantes lutam com a volatilidade do mercado

por Reuters
0 comentário

A canadense Nutrien, maior produtora global de potássio, decidiu paralisar por tempo indeterminado três de suas cinco misturadoras de fertilizantes no Brasil, onde a companhia tenta lidar com condições de mercado difíceis.

A empresa informou “que tomou a decisão de realizar uma revisão estratégica e acessar opções, incluindo a paralisação por tempo indeterminado, para os três misturadores de fertilizantes localizados nas cidades de Alfenas (MG), Morrinhos (GO) e Cristalina (GO)”, segundo comunicado enviado à Reuters.

A decisão prioriza “eficiência operacional, rentabilidade e o fato de termos parceiros e operações ativas nos Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais”, acrescentou a Nutrien.

“Esta decisão permite à Nutrien reativar (as plantas) no futuro, quando houver um cenário de mercado mais estável”, afirmou em comunicado da empresa à Reuters, confirmando uma informação que havia sido divulgada apenas internamente.

A companhia seguirá com duas unidades localizadas no Estado de Goiás e uma outra nova misturadora em Minas Gerais, que ainda não iniciou sua operação.

O movimento da empresa no Brasil segue uma decisão de colocar à venda ativos na Argentina, Chile e Uruguai, parte de uma reviravolta regional relatada pela primeira vez pela Reuters.

Os problemas da Nutrien na América do Sul surgem num momento em que as empresas de fertilizantes lutam com a volatilidade do mercado desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que os preços disparassem em 2022, para entrar em colapso no ano seguinte, à medida que a oferta global se estabilizava.

Desde abril de 2023, vários executivos seniores da Nutrien foram demitidos ou deixaram a empresa no Brasil. O êxodo continuou este ano, segundo três fontes com conhecimento direto.

A Nutrien não fez comentários imediatos as saídas dos executivos.

Uma das fontes, que pediu anonimato para discutir informações confidenciais, disse que a empresa também decidiu fechar uma antiga instalação de mistura no Estado de São Paulo, embora isso ainda não tenha sido anunciado.

A Nutrien não comentou sobre o futuro dessa misturadora de fertilizantes. Também se recusou a comentar quaisquer demissões relacionadas à paralisação das três fábricas.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.