Home Empresas Opep vê demanda robusta por petróleo no mundo

Opep vê demanda robusta por petróleo no mundo

A Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+, concordaram em manter os cortes na produção de petróleo até o final de junho

por Reuters
0 comentário

A Opep previu nesta quinta-feira um consumo robusto de combustível nos meses de verão no hemisfério norte e manteve sua previsão de um crescimento relativamente forte na demanda global de petróleo em 2024, destacando uma lacuna incomumente grande entre as previsões de demanda de petróleo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em um relatório mensal, disse que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025.

Ambas as previsões não sofreram alterações em relação ao mês passado.

Um impulso no crescimento econômico poderia dar um impulso extra aos preços do petróleo, que subiram acima de 90 dólares por barril este ano devido à oferta mais restrita e à guerra no Oriente Médio.

Na semana passada, a Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+, concordaram em manter os cortes na produção de petróleo até o final de junho.

Com vistas ao verão, quando a demanda de combustível aumenta sazonalmente à medida que as pessoas viajam mais, a Opep disse que a demanda global de combustível de aviação aumentará em 600 mil bpd em relação ao ano anterior no segundo trimestre, a gasolina em 400 mil bpd e o diesel em 200 mil bpd.

Petróleo
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Após a reunião da semana passada de um painel dos principais ministros da Opep+, o grupo completo vai se reunir em junho para decidir se estenderá ainda mais os cortes de produção ou se devolverá alguma oferta ao mercado.

“A perspectiva de demanda robusta de petróleo para os meses de verão justifica um monitoramento cuidadoso do mercado, em meio às incertezas atuais, para garantir um equilíbrio sólido e sustentável do mercado”, disse o relatório.

A Opep prevê um crescimento econômico mundial de 2,8% em 2024, estável em relação ao mês passado, e disse que a economia dos EUA estava pronta para dar o tradicional impulso de verão à demanda de combustível.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.