Home Empresas Petrobras: TCU fará auditoria sobre dividendos

Petrobras: TCU fará auditoria sobre dividendos

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (10), requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a realização de auditoria

por Agência Senado
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Paulo Whitaker)

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (10), requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a realização de auditoria, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), para avaliar a decisão de retenção da distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas da Petrobras (PETR3; PETR4).

“A Petrobras, no último dia 7 de março, em reunião do Conselho de Administração da Empresa, decidiu pela retenção dos dividendos extraordinários. A medida adotada pela empresa, majoritariamente controlada pelo governo federal, suscitou questionamentos sobre a interferência do Poder Executivo na gestão da empresa. Segundo informações divulgadas pela empresa, o valor não distribuído seria destinado para reserva de remuneração do capital, conforme previsão estatutária”, expôs o senador.

Ciro Nogueira apontou ainda que após essa data, foram veiculadas informações desencontradas, no sentido de que tais recursos passariam a compor o caixa da empesa e por essa razão poderiam ser destinados a investimentos.

Na auditoria, o senador requer que sejam averiguados os critérios e fundamentos utilizados pela Petrobras para decidir pela retenção dos dividendos extraordinários do 4º trimestre de 2023; a conformidade dessa decisão com as políticas internas da empresa e com as normas regulatórias pertinentes; a análise dos impactos financeiros, econômicos e sociais dessa decisão para os acionistas da Petrobras e para a sociedade em geral; e a transparência e a clareza na divulgação das informações relacionadas à distribuição de dividendos por parte da Petrobras.

Veja o requerimento

Compensação

Também foi deliberado requerimento da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) para solicitar informações ao Ministério da Fazenda e acionar o TCU para auditar a legalidade dos atos praticados acerca da compensação devida pela União pelas perdas pelo estado e municípios  do Maranhão, em função da Lei Complementar 201, de 2023 — que trata da compensação de perdas com o ICMS, a partir da redução da carga tributária estadual sobre combustíveis e energia elétrica pela Lei Complementar 194, de 2022.

“É que não se tem notícia de que os municípios do Maranhão receberam os recursos desta compensação financeira aprovada pelo Congresso Nacional e garantida pelo governo federal, estando as finanças públicas municipais carecedoras desses recursos para a manutenção de importantíssimas políticas públicas”, justificou a senadora.

Audiência pública

Foi aprovado requerimento apresentado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) para realização de audiência pública pela CTFC, em conjunto com as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Assuntos Sociais (CAS), com o objetivo de instruir o PL 5.008/2023, que “dispõe sobre a produção, importação, exportação, comercialização, controle, fiscalização e propaganda dos cigarros eletrônicos, e dá outras providências”.

Adiamento

A CTFC adiou a análise de projetos de lei previstos em pauta, entre eles o PL 1.769/2019, que define o percentual mínimo de 35% de matéria seca total de cacau nos chocolates, e exige que a informação esteja presente nos rótulos dos produtos. Também ficaram para uma próxima reuinão o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 79/2023, que institui o Grupo Parlamentar de Prevenção e Combate à Fraude e à Corrupção; o PL 4.889/2023, que dispõe sobre a simplificação da documentação exigida nas operações de câmbio de valores até o limite da cota na forma da lei e o PL 4.652/2019, que obriga os estacionamentos privados de shopping centers, centros comerciais ou estabelecimentos semelhantes a concederem o dobro do período de tolerância para saída a idosos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.