Home EconomiaAgronegócio Plantio de soja do Brasil cai abaixo média pela 1ª vez em 23/24, diz Pátria AgroNegócio

Plantio de soja do Brasil cai abaixo média pela 1ª vez em 23/24, diz Pátria AgroNegócio

Na mesma época do ano passado, produtores do Brasil tinham semeado 37,60% da soja

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@Oleksandr Ryzhkov)

O plantio de soja no Brasil atingiu 29,84% da área prevista até esta sexta-feira, com atraso em relação ao mesmo período do ano passado e ante a média histórica de cinco anos pela primeira vez nesta safra 2023/24, informou a consultoria Pátria AgroNegócios.

“Apesar do bom ritmo de trabalhos de campo observado no Mato Grosso, os demais Estados seguiram em ritmo lento diante da falta de chuvas generalizadas e temperaturas elevadas”, disse o diretor da consultoria Matheus Pereira, em nota.

Na mesma época do ano passado, produtores do Brasil tinham semeado 37,60% da soja, enquanto a média histórica para o período é de 30,06%.

Mais cedo, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou que plantio de soja em Mato Grosso atingiu 60% da área prevista para o maior Estado produtor brasileiro. O instituto ainda vê o plantio à frente a média histórica para o período.

Para a Pátria Agronegócios, o plantio em Mato Grosso foi a 58,6%, versus 66,84% em 2022 e 50,64% da média de cinco anos.

No Cerrado brasileiro, o calor intenso levanta preocupações sobre replantio das lavouras e de impacto na janela climática da segunda safra (de algodão ou milho), semeada após a colheita da oleaginosa.

No Paraná, segundo produtor brasileiro de soja, o plantio está mais avançado em relação à média para o Estado, com mais da metade de área já semeada, ajudando a compensar um pouco o atraso no Centro-Oeste no índice médio nacional.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.