Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Preços ao consumidor dos EUA menor que o previsto em abril

Preços ao consumidor dos EUA menor que o previsto em abril

A desaceleração do mês passado foi um alívio depois que os dados de terça-feira mostraram um salto nos preços ao produtor em abril

por Reuters
3 min leitura
Confiança

Os preços ao consumidor dos Estados Unidos aumentaram menos do que o esperado em abril, sugerindo que a inflação retomou sua tendência de queda no início do segundo trimestre, em um impulso para as expectativas do mercado financeiro de um corte na taxa de juros em setembro.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice de preços ao consumidor subiu 0,3% no mês passado, depois de avançar 0,4% em março e fevereiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Nos 12 meses até abril, o índice teve alta de 3,4%, de 3,5% em março.

Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,4% no mês e de 3,4% no comparativo anual.

O aumento anual dos preços ao consumidor caiu de um pico de 9,1% em junho de 2022, embora o progresso tenha estagnado.

A inflação acelerou no primeiro trimestre em meio à forte demanda doméstica, após ter se moderado durante grande parte do ano passado.

A desaceleração do mês passado foi um alívio depois que os dados de terça-feira mostraram um salto nos preços ao produtor em abril.

Economistas afirmam que a inflação está sendo impulsionada por prestadores de serviços como seguro de veículos automotores, moradia e assistência médica, em meio a custos mais altos.

Finclass Vitalício Quadrado

Eles esperam que as pressões inflacionárias diminuam neste trimestre e que os preços se aproximem gradualmente da meta de 2% do Federal Reserve, já que o mercado de trabalho está esfriando.

Esse sentimento é compartilhado pelo chair do Fed, Jerome Powell, que disse na terça-feira: “Espero que a inflação volte a cair (…) mensalmente para níveis mais parecidos com as leituras mais baixas que estávamos tendo no ano passado”.

Os mercados financeiros esperam que o banco central dos EUA comece a reduzir os custos dos empréstimos em setembro.

Alguns economistas preveem que o Fed iniciará seu ciclo de afrouxamento em julho, enquanto outra minoria acredita que um corte nos juros poderá ocorrer em dezembro.

Neste mês, o banco central deixou sua taxa de juros de referência inalterada na faixa atual de 5,25% a 5,50%, onde está desde julho. O Fed aumentou os juros em um total de 525 pontos-base desde março de 2022.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice subiu 0,3% em abril, depois de avançar 0,4% em março.

Nos 12 meses até abril, o núcleo aumentou 3,6%. Esse foi o menor avanço anual desde abril de 2021 e seguiu-se a um aumento de 3,8% em março.

Veja o documento abaixo:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.