Você não vai se aposentar, mas ainda não parou para pensar na gravidade desta situação. Eu sei. E agora?

Pare e pense na quantidade de pessoas aposentadas que você conhece que continuam na ativa, trabalhando para complementar a renda (embora muitas delas digam “eu trabalho porque gosto mesmo”). Eles PRECISAM trabalhar.

Agora pense um pouco em você e no que você tem feito para que o seu futuro seja diferente. Pouco? Muito pouco? Quase nada?

Suas contribuições ao INSS servirão para alguma coisa, com certeza, mas é bom você começar HOJE, AGORA a fazer MUITO mais por você mesmo daqui 20, 30, 40 anos.

Ah, a Previdência Privada

Aquela previdência privada que você nem calculou direito e contratou “para ter alguma coisa” ou “porque o gerente insistiu tanto e mostrou uma simulação bacana” pode ser que nem sobreviva até sua aposentadoria (a maioria saca para emergências e consumo no meio do caminho). Estou falando de investir pra valer, levar a sério.

Sabe por quê esse “tapa na cara”? Porque você não vai se aposentar, mas não é só porque não se preparou.

Você não vai se aposentar porque simplesmente não vai querer parar de trabalhar. Pode ser que não continue na mesma área e nem tampouco atue em uma função semelhante à que exercia, mas você vai continuar trabalhando, empreendendo – pode ser que você até encare mais uma carreira;

O sistema não vai permitir sua aposentadoria

Você não vai se aposentar porque o sistema não vai permitir.

O sistema é tudo aquilo que o cerca e que você insiste em dizer que administra, mas que na verdade você apenas reage e tenta, aqui e ali, dar uma e outra ajustada.

Família, filhos, netos, parentes, dependentes, passivos, escolhas, muita coisa vai acabar rapidamente com o montante da aposentadoria formal, e você vai precisar de mais, muito mais;

Você não vai se aposentar porque não vai adiantar. Suas despesas não vão diminuir porque você agora não precisa mais trabalhar, esta é uma das maiores falácias contadas por planejadores financeiros mal intencionados (ou ignorantes mesmo). Além disso, sua expectativa de vida só vai subir (os adolescentes hoje viverão perto de 90 anos, em média);

Diante disso, parece sábio parar de querer vencer discussões sobre previdência, aposentadoria e futuro do Brasil com textões, rancor, narrativas e mimimi e passar a apenas querer vencer a realidade como ela é, a saber: você não vai se aposentar. Faz sentido?

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários