Home Economia e Política Presidente de comissão do Senado quer sabatinar diretores do BC na terça-feira

Presidente de comissão do Senado quer sabatinar diretores do BC na terça-feira

A intenção do presidente da CAE é tentar realizar na próxima semana pelo menos a sabatina, fase em que os indicados fazem uma apresentação e respondem a perguntas dos parlamentares da comissão

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Reuters)

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse à Reuters que vai pautar a sabatina dos dois novos indicados à diretoria do Banco Central para a próxima terça-feira, mesmo com a expectativa de esvaziamento da Casa na semana em virtude da vários parlamentares estarem integrando a comitiva brasileira na COP28.

“O Banco Central não pode ficar sem diretores, temos de dar agilidade às indicações”, disse o senador.

O professor da FGV Paulo Picchetti e o servidor de carreira Rodrigo Alves Teixeira são os indicados do governo para substituir os diretores Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais) e Maurício Moura (Relacionamento), cujos mandatos se encerram no final do ano.

Como mostrou a Reuters, o governo quer que os nomes sejam aprovados a tempo de poderem para participar da primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano, em 30 e 31 de janeiro.

A indicação de Picchetti será relatada pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e a de Teixeira, por Nelsinho Trad (PSD-MS).

A intenção do presidente da CAE é tentar realizar na próxima semana pelo menos a sabatina, fase em que os indicados fazem uma apresentação e respondem a perguntas dos parlamentares da comissão.

Se houver quorum no colegiado, segundo o senador, também será realizada a votação dos diretores, que ocorre de forma presencial. É preciso ao menos 14 dos 27 votos da comissão para aprovação dos nomes. Em seguida, as indicações são encaminhadas ao plenário do Senado, onde também passam por votação.

O presidente da CAE afirmou que, se houver condições, também vai tentar pautar, a partir da quarta-feira, a sabatina dos quatro nomes indicados pelo governo para o tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Conforme a Reuters mostrou no início do mês, o Cade está com os julgamentos paralisados desde outubro por falta de quorum, após o fim do mandato de quatro dos sete conselheiros do órgão.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.