Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Processo de desinflação está em curso, diz Campos Neto

Processo de desinflação está em curso, diz Campos Neto

Os comentários, feitos em audiência pública na Câmara dos Deputados, vieram depois de o BC já ter cortado a Selic duas vezes em 0,50 ponto percentual

por Reuters
3 min leitura
Os comentários, feitos em audiência pública na Câmara dos Deputados, vieram depois de o BC já ter cortado a Selic duas vezes em 0,50 ponto percentual

 O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira que o processo de desinflação no Brasil está em curso, com queda dos núcleos de inflação e ancoragem das expectativas, mas ainda requer uma política monetária contracionista.

Finclass Vitalício Quadrado

Falando em audiência pública na Câmara dos Deputados, Campos Neto disse que a desinflação no país é “acentuada”, com os preços do setor de alimentação caindo com força e arrefecimento da energia, apesar de destacar que o reajuste recente dos custos da gasolina foi o que determinou a alta do IPCA-15 de setembro.

Campos Neto notou ainda ancoragem das expectativas de inflação do mercado, apesar de ainda não estarem no centro das metas — que são de 3,25% para 2023 e 3,0% para os três anos seguintes, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

O presidente do BC avaliou que, nesse sentido, a decisão do governo de ter mantido a meta de inflação em 3% para 2026 foi acertada, e ajudou a autarquia a iniciar o processo de corte de juros.

Campos Neto disse ainda que a inflação roda em patamares mais baixos quando o Banco Central é mais independente.

Seus comentários vieram depois de o BC ter cortado a Selic duas vezes em 0,50 ponto percentual cada nos últimos meses, com sinalização de mais reduções da mesma magnitude até o final do ano. A taxa básica de juros está em 12,75% atualmente.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.