Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

O projeto determina que as faculdades e universidades adotem medidas preventivas para coibir a prática desses trotes

por Agência Câmara
3 min leitura
(Imagem: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil)

O Projeto de Lei 445/23 proíbe a realização de atividades de recepção de novos estudantes em instituições de educação superior que envolvam coação, agressão, humilhação ou qualquer outra forma de constrangimento.

Finclass Vitalício Quadrado

Apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o texto já foi aprovado pelo Senado e agora está em análise na Câmara dos Deputados. 

<<< Siga o perfil do Dinheirama no Bluesky >>>

O projeto determina que as faculdades e universidades adotem medidas preventivas para coibir a prática desses trotes.

Além disso, elas serão responsáveis por instaurar processo disciplinar contra alunos e funcionários que descumprirem a medida, aplicando penalidades administrativas, que poderão incluir o desligamento da instituição.

Isso pode ocorrer mesmo se o trote tiver acontecido fora da universidade. 

Finclass Vitalício Quadrado

A instituição que se omitir ou se mostrar negligente em relação a essas obrigações será punida administrativamente pelo respectivo sistema de ensino.

O texto deixa claro que as medidas previstas serão aplicadas independentemente de eventuais sanções penais e civis que o caso possa gerar aos envolvidos. 

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Próximos passos

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.