Home Comprar ou Vender Quem tem a chave (e as cópias) do cofre da Petrobras?

Quem tem a chave (e as cópias) do cofre da Petrobras?

Novo CFO terá que lidar com uma possível mudança no foco dos investimentos da Petrobras, com olhos para estaleiros e refinarias

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Petrobras Chave do Cofre
(Imagem: ChatGPT/ Dinheirama)

A chave do cofre da Petrobras (PETR3; PETR4) será entregue pela CEO, Magda Chambriard, para o novo CFO Fernando Melgarejo, mas o mercado quer saber quem terá as cópias desta chave.

Melgarejo tem uma experiência de mais de 37 anos no conglomerado Banco do Brasil (BBAS3) e desde 2022 é diretor de Participações da Previ, o fundo de previdência dos funcionários do banco.

Melgarejo é ainda integrante do conselho de administração e do Comitê de Auditoria da Neoenergia (NEOE3), preside o Conselho de Administração do Grupo Litel e é conselheiro curador da Fundação Banco do Brasil.

A diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores estava vaga desde o mês passado, com a saída de Sergio Caetano, destituído após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter decidido retirar Jean Paul Prates do comando da estatal.

Reação do mercado

O mercado reagiu mal e a ação da Petrobras passou a cair intensamente após a notícia.

“Aparentemente associaram-se os nomes indicados a mais uma demonstração de que a nova administração da estatal terá influência mais intensa do governo federal”, destaca o analista da EQI Research, Luis Fernando Moran de Oliveira.

Ele pondera, contudo, que desde a substituição do CEO era natural que houvesse também mudanças importantes em postos-chave da diretoria.

Entretanto, se por um lado os nomes indicados não soam um alarme de uma gestão heterodoxa da empresa daqui para frente, por outro tampouco são nomes que garantam o contrário para o mercado.

Insegurança

“Há, na verdade, insegurança sobre os novos passos da Petrobras e isso tem se refletido na cotação da ação. Reforçamos que, em nossa opinião, a ação já precifica bastante tais inseguranças e um retorno com dividendos na casa dos 20% nos próximos doze meses deveria ser algo a se considerar pelos investidores”, analisa.

Já para os analistas da Ágora Investimentos, Vicente Falanga e Ricardo França, Melgarejo parece ter uma grande experiência no segmento financeiro.

Apesar disso, a posição de CFO é um avanço em sua carreira.

“Ele deve comprovar sua capacidade para administrar o excesso de liquidez da empresa – será necessário um forte diálogo com o Ministério da Fazenda para acalmar as preocupações do mercado”, ponderam.

Plataforma da Petrobras
Plataforma da Petrobras (Imagem: Reprodução/Facebook/Petrobras)

Para a Ativa Research, o fato de Melgarejo ter feito carreira pública não significa que o mesmo não vá exercer seus afazeres com sucesso nem que não esteja apto para o cargo.

Além disso, ter uma noção de como uma empresa de capital mista roda pode ser considerado uma excelente valência para um CFO da Petrobras.

“No entanto, a decisão pode ser um sinal que mostra que a companhia pode estar mais disposta à ”olhar mais para dentro”, isto é, dar uma menor abertura aos anseios do mercado em suas próximas decisões. Pelo risco político e valuation esticado, seguimos neutros em Petrobras”, pondera a corrretora.

Novos projetos da Petrobras

Melgarejo terá que lidar com uma possível mudança no foco dos investimentos da Petrobras. Ao seu lado, também foram indicadas as novas diretoras Renata Baruzzi para liderar a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e Sylvia dos Anjos como diretora de Exploração e Produção.

Segundo a Ágora, Anjos tentará acelerar a exploração de novas bacias, como a margem equatorial e Pelotas (pangeia adjacente à Namíbia), e terá que estabelecer um diálogo mais próximo com o Ministério do Meio Ambiente.

Já Renata Baruzzi se concentrará em aumentar os pedidos para pequenos navios-tanque, para ajudar e reanimar a indústria de estaleiros no Brasil, bem como tentar acelerar o desenvolvimento dos projetos de refinaria. 

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.