Home Investimentos Rentabilidade do Tesouro Direto: IMA ‚Äď √ćndice de Mercado Anbima

Rentabilidade do Tesouro Direto: IMA ‚Äď √ćndice de Mercado Anbima

por Henrique Carvalho
3 min leitura

Rentabilidade do Tesouro Direto: IMA - √ćndice de Mercado AnbimaNo recente artigo elaborado por Conrado Navarro, ‚ÄúTesouro Direto: como investir, rentabilidade, vantagens e caracter√≠sticas‚ÄĚ, foi abordado o investimento em t√≠tulos p√ļblicos. Atrav√©s de sua leitura aprendemos sobre o funcionamento deste tipo de investimento, os diferentes t√≠tulos ofertados, suas caracter√≠sticas, riscos e custos. O investidor[bb] iniciante pode, com esse material, come√ßar a investir e compreender melhor os benef√≠cios do Tesouro Direto em rela√ß√£o a outras aplica√ß√Ķes de renda fixa.

No artigo de hoje pretendo dar um passo al√©m na explica√ß√£o dos t√≠tulos p√ļblicos, tendo como principal objetivo apresentar os √≠ndices utilizados para categorizar estes t√≠tulos e para averiguar suas rentabilidades. O objetivo √© complementar a informa√ß√£o trazida pelo Navarro e contribuir para aumentar o conhecimento do leitor que nos acompanha.

O que é o IMA?
Para facilitar o trabalho de nós investidores, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criou um índice que define e acompanha as diversas categorias de títulos, assim como suas respectivas rentabilidades: o chamado IMA (índice de Mercado ANBIMA).

Segundo pr√≥pria defini√ß√£o da Anbima, o IMA √© uma fam√≠lia de √≠ndices que representa a evolu√ß√£o, a pre√ßos de mercado, da carteira de t√≠tulos p√ļblicos e serve como refer√™ncia (benchmark) para o segmento. O IMA possui √≠ndices e sub√≠ndices que visam englobar todo o perfil da d√≠vida p√ļblica brasileira, incluindo t√≠tulos pr√©-fixados (LTN e NTN-F), p√≥s-fixados (LFT), indexados ao IPCA (NTN-B) e indexados ao IGPM (NTN-C). Voc√™ pode ler mais sobre o IMA na p√°gina de perguntas frequentes da Anbima e na se√ß√£o de metodologia.

Além destes principais índices, é possível ainda ter acesso aos subíndices de cada índice, como por exemplo, os títulos pré-fixados com prazo de até um ano (IRF-M 1) e os pré-fixados com prazo maior que 1 ano (IRF-M 1+). O fluxograma abaixo ajuda a ilustrar de forma clara esta divisão entre índices e subíndices do IMA:

Composição Fundos IMA - Anbima

Portanto, o índice geral captura a rentabilidade de todo este conjunto de títulos, permitindo que o investidor tenha um rápido acesso à rentabilidade de diversos índices e subíndices do IMA, podendo criar, inclusive, seu próprio benchmark para sua carteira de títulos.

Exemplo: um fundo de investimentos[bb] que realiza apenas opera√ß√Ķes com t√≠tulos pr√©-fixados com prazo maior de 1 ano poderia utilizar o sub√≠ndice IRF-M 1+ como benchmark para seus resultados, j√° que este se enquadra melhor no perfil de opera√ß√Ķes do fundo.

IMA-Geral ex-C
Além dos índices e subíndices listados no fluxograma, foi criado ainda mais um tipo de índice para capturar a rentabilidade geral, excluindo os títulos indexados ao IGP-M. Estes títulos foram retirados do mercado secundário devido a uma decisão explícita do Tesouro Nacional, além da baixa liquidez verificada neste segmento. Portanto, o IMA-Geral ex-C exclui o IMA-C de sua composição para calcular a rentabilidade geral.

An√°lise das rentabilidades nos √ļltimos tr√™s anos
Agora que j√° compreendemos a categoriza√ß√£o feita pela Anbima, podemos analisar a rentabilidade de cada √≠ndice e sub√≠ndice nos √ļltimos tr√™s anos.

Rentabilidade em 2008

Rentabilidade - IMA - Ano de 2008

Alta de 2,50% na Selic. O ano de 2008 ficou marcado pelo agravamento da crise financeira. O √ćndice Bovespa teve varia√ß√£o de -41,22% no ano. A Meta Selic pulou de 11,25% para 13,75%, sendo um fator negativo para os t√≠tulos de longo prazo e prefixados. Entretanto, ao contr√°rio do que era esperado para um cen√°rio t√£o pessimista, os √≠ndices mantiveram-se firmes no ano. O IMA-Geral, que representa a composi√ß√£o de todos os outros √≠ndices, registrou uma rentabilidade de 12,69% em 2008.

IMA-C 5 na liderança. O destaque positivo no ano foram os índices indexados ao IGP-M, tendo como índice mais rentável o IMA-C 5 com retorno de 16,35% no ano. O IGP-M neste ano teve variação de 9,81%, colaborando para a rentabilidade destes títulos.

IMA-B 5+ na lanterna. A menor rentabilidade no ano p√īde ser observada no IMA-B 5+, √≠ndice que engloba os t√≠tulos indexados ao IPCA com prazo superior a 5 anos, apresentando uma varia√ß√£o de 7,50%. O IPCA no ano teve varia√ß√£o de 5,90%, o que ajudou os t√≠tulos indexados a este √≠ndice a apresentarem retornos consider√°veis no ano.

Rentabilidade em 2009

Rentabilidade - IMA - Ano de 2009

Queda de 5,0% na Selic. O ano de 2009 refletiu a recupera√ß√£o econ√īmica. A Meta Selic, que estava em 13,75% em dezembro de 2008, sofreu diversas redu√ß√Ķes ao longo do ano, terminando em 8,75% ao final de dezembro daquele ano. Este fator foi decisivo para que os t√≠tulos de longo prazo apresentassem altos retornos em rela√ß√£o aos t√≠tulos mais curtos. O IMA-Geral registrou alta de 13,12% no ano de 2009.

IMA-B 5+ na liderança. O destaque positivo no ano foram os índices indexados ao IPCA, tendo como subíndice mais rentável o IMA-B 5+ com retorno de 23,52% no ano. O IPCA neste ano teve variação de 4,31%, colaborando para a rentabilidade dos títulos a ele indexados.

IMA-C 5 na lanterna. A menor rentabilidade no ano p√īde ser observada no IMA-C 5, apresentando varia√ß√£o de 8,37%. O IGP-M no ano teve varia√ß√£o de -1,71%, o que atrapalhou o desempenho dos t√≠tulos atrelados ao IGPM.

Rentabilidade em 2010

Rentabilidade - IMA - Ano de 2010

Alta de 2,0% na Selic. Em 2010, os mercados andaram devagar, não apresentando muita volatilidade. A Meta Selic aumentou 2,0%, saindo de 8,75% para 10,75% no final do ano. Entretanto, a queda na Selic não foi capaz de tirar o brilho dos títulos de longo prazo. O IMA-Geral registrou alta de 12,99% no ano de 2010.

IMA-C 5+ na liderança. O destaque positivo no ano foram os índices indexados ao IGP-M, tendo como índice mais rentável o IMA-C 5+, com retorno de 23,91% no ano. O IGP-M neste ano teve variação de 11,32%, fator decisivo na rentabilidade do índice no ano. Os títulos indexados ao IPCA, com destaque para o IMA-B 5+, tiveram bom desempenho no ano, já que o IPCA registrou variação anual de 5,91%.

IMA-S na lanterna. A menor rentabilidade no ano p√īde ser observada no IMA-S, √≠ndice atrelado √† Selic, com uma varia√ß√£o de 9,78%.

O que esperar de 2011?

Alta na Selic? Tudo indica que teremos um ano com aumento na Meta Selic. O primeiro aumento na taxa, de 0,5%, elevou a Meta Selic de 10,75% para o patamar atual de 11,25%. E tudo indica que não iremos parar por aí. Ao verificar o site do Tesouro Direto já é possível encontrar títulos prefixados (LTNs, por exemplo) com taxas próximas de 13% ao ano. Nos títulos indexados ao IPCA (NTN-Bs), encontramos taxas próximas de 6,5% ao ano mais IPCA.

Governo cumprir√° meta de infla√ß√£o? Estes valores podem sinalizar uma poss√≠vel alta na infla√ß√£o e, consequentemente, uma eleva√ß√£o na Meta Selic para buscar frear a velocidade do crescimento econ√īmico, j√° que este pode levar a infla√ß√£o[bb] a n√≠veis al√©m do desejado pelo governo. A meta do governo para o IPCA neste ano √© de 4,5%, com varia√ß√£o de 2,0% para ambos os lados. Portanto, o limite inferior seria de 2,5% e o limite superior de 6,5%.

Quanto alocar em cada categoria dos t√≠tulos p√ļblicos? O percentual sempre depender√° do n√≠vel de retorno e risco desejado do investidor, do seu prazo de investimento, capital dispon√≠vel, entre outros. Entretanto, o importante √© lembrar de diversificar entre todas as categorias, alocando tanto em posfixados (LFTs), prefixados (LTNs ou NTN-Fs), como nos indexados ao IPCA (NTN-Bs).

Com este material, completamos os detalhes relacionados ao Tesouro Direto. Espero ter colaborado. Até a próxima.

Fórum Dinheirama Social
Se voc√™ quiser tirar d√ļvidas espec√≠ficas sobre o investimento em t√≠tulos p√ļblicos, finan√ßas pessoais e investimentos em geral, acesse www.dinheirama.com/social e fa√ßa parte de nosso f√≥rum de discuss√Ķes. O cadastro √© gratuito, leva pouco tempo e permite que voc√™ fa√ßa perguntas, colabore nas discuss√Ķes e conhe√ßa pessoas com interesses semelhantes aos seus. Participe!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.