Home Economia e Política Republicanos moderados dos EUA pedem mudança na regra que derrubou McCarthy

Republicanos moderados dos EUA pedem mudança na regra que derrubou McCarthy

Antes de 2019, a medida era considerada uma moção privilegiada, que qualquer membro poderia levar ao plenário da Câmara

por Reuters
0 comentário

Um número crescente de republicanos moderados na Câmara dos Deputados dos EUA pediu nesta quarta-feira uma mudança na regra que permitiu que oito membros de sua maioria de 221 parlamentares se unissem aos 212 democratas para expulsar o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, do cargo. 

Durante sua cansativa luta de quatro dias e 15 votos pelo comando da Casa em janeiro, McCarthy concordou com uma mudança de regra que permitia a qualquer membro da Câmara pedir sua destituição uma ameaça que o representante republicano linha-dura Matt Gaetz executou na terça-feira.

O deputado Garret Graves, um aliado de longa data de McCarthy, chamou a atual estrutura de regras de “completamente disfuncional”.

Ele apontou que “o número de grandes pessoas que estão nesta conferência e que disseram ‘Claro que não, eu nem cogitaria esse trabalho, porque será um fracasso total'” é uma razão pela qual a moção para anular a regra “precisa ser discutida.”

O Republican Main Street Caucus, um grupo de mais de 70 parlamentares republicanos moderados, descreveu a regra atual em comunicado como “um estrangulamento”, acrescentando que qualquer candidato a presidente da Câmara “deve nos explicar como o que aconteceu na terça-feira nunca mais acontecerá”.

A regra conhecida como “moção para desocupar” está consagrada no manual de governo da Câmara dos EUA, mas os detalhes dela cabem a cada Congresso decidir.

Antes de 2019, a medida era considerada uma moção privilegiada, que qualquer membro poderia levar ao plenário da Câmara.

Mas depois que dois presidentes republicanos foram ameaçados e, por fim, deixaram o cargo por causa da mudança, a presidente democrata, Nancy Pelosi, promoveu uma alteração nas regras que exigia que a maioria da Casa apoiasse uma moção de desocupação para sua aprovação. 

A linha-dura republicana expressou pouco interesse na quarta-feira em mudar a regra.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.