Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Revisão da meta fiscal será avaliada no “momento certo”, diz Tebet

Revisão da meta fiscal será avaliada no “momento certo”, diz Tebet

"Cada parlamentar tem o direito não só de colocar uma meta de -1% ou -0,75%, mas até de falar 'nós queremos um superávit de 0,25%'", disse Tebet

por Reuters
(Imagem: Bruno Spada / Câmara dos Deputados)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira que a área econômica do governo ainda não tem uma posição concreta sobre a eventual mudança da meta fiscal de 2024 e que o tema será ponderado no “momento certo” a depender da articulação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) no Congresso Nacional.

Flávio Augusto Quadrado 2

“A gente (a área econômica do governo) não discutiu ainda essa possibilidade de mudança de meta ou não, mas temos esse prazo até sexta-feira ou até segunda-feira com a possibilidade de ser estendida”, afirmou Tebet em entrevista a jornalistas no Ministério da Fazenda após uma reunião com o chefe da pasta, Fernando Haddad, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) estendeu, na segunda-feira, o prazo final para a apresentação de emendas à LDO. Os parlamentares poderão propor ajustes no texto até às 16h de sexta-feira. Anteriormente o prazo era até a quinta-feira.

“Cada parlamentar tem o direito não só de colocar uma meta de -1% ou -0,75%, mas até de falar ‘nós queremos um superávit de 0,25%'”, disse Tebet. A ministra destacou que a boa comunicação entre os membros da área econômica e o relator da LDO de 2024, deputado Danilo Forte (União-CE), deve ajudar na discussão sobre o tema.

Diante da dificuldade em aprovar no Congresso algumas medidas voltadas para o aumento da arrecadação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do governo têm defendido uma revisão da atual meta fiscal de déficit zero para 2024, o que resultou em uma disputa interna no governo.

A Reuters noticiou que, por ora, a decisão do governo é não propor modificações à LDO e aguardar o avanço de medidas propostas por Haddad para aumentar a arrecadação.

Flávio Augusto Quadrado 2

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.