A empresa de jogos Roblox planeja lançar sua plataforma de mundos digitais imersivos nos dispositivos PlayStation, da Sony, em outubro, dando-lhe acesso a centenas de milhões de pessoas que usam o console de jogos mais popular do mundo.
A Roblox também disponibilizará seu aplicativo nos dispositivos de realidade mista Quest, da Meta, ainda este mês, após o lançamento de uma versão de teste em julho. Essa versão foi baixada mais de um milhão de vezes em cinco dias, segundo a empresa.
A expansão faz parte de um plano para tornar o Roblox disponível “em qualquer lugar onde os usuários estejam tentando usá-lo”, incluindo dispositivos móveis, desktop e dispositivos de realidade aumentada e virtual, disse o diretor de produto da Roblox, Manuel Bronstein, à Reuters antes de conferência anual de desenvolvedores da empresa nesta semana.
“Fico imaginando se deveríamos estar em todas as TVs”, disse Bronstein.
Com 66 milhões de usuários diários, a maioria deles adolescentes, a Roblox é um dos serviços de jogos mais populares para crianças e é observado de perto por gigantes da tecnologia como a Meta, enquanto busca atrair a próxima geração de usuários.
O Horizon, serviço de “metaverso” semelhante ao da Meta, onde usuários que aparecem como avatares e podem se reunir em espaços virtuais, tem lutado para ganhar força parecida. O serviço tinha menos de 200 mil usuários mensais no ano passado, de acordo com reportagem do Wall Street Journal.
Em sua conferência, a Roblox anunciou planos de lançar um chatbot de construção de mundos com tecnologia de inteligência artificial até o final do ano.
Os desenvolvedores poderão usar o chatbot que se assemelha muito a uma ferramenta apresentada pelo presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, no ano passado para gerar objetos e cenários virtuais sob comando, sem codificação, de acordo com uma demonstração exibida à Reuters.
A tecnologia da Meta, que ainda não foi lançada, utiliza comandos de voz em vez de chats escritos.