A Grão vai te dar R$ 10 de presente de Natal (Aproveite!)

Saiba complementar a renda em casa ao fim do mês

Encontramos algumas maneiras interessantes para você conseguir complementar sua renda e turbinar a parte financeira de sua casa. Aproveite!

Ter uma renda extra no fim do mês pode ser a solução para que você não precise acumular dívidas e prejudicar a sua situação financeira.

Muita gente sente a necessidade de complementar a sua contabilidade, já que é comum surgirem demandas a mais em algumas épocas do ano, tais como pagamento de taxas, revisões veiculares ou, até mesmo, a necessidade de substituir eletrodomésticos e móveis da casa.

Por isso, as pessoas buscam meios de faturar um valor extra, que pode ser essencial para fechar as contas sem precisar ficar no vermelho.

Há uma série de possibilidades para isso, que podem ser levadas em paralelo à sua atividade principal. 

Você ainda consegue aproveitar um talento para executar algum serviço que trará bons lucros para a sua família, ajudando na renda geral da residência.

Mesmo que você não esteja precisando de dinheiro para os seus gastos fixos, você pode aproveitar a chance para realizar uma economia e, posteriormente utilizá-la em caso de necessidade. Ou então aproveitar para uma viagem especial.

Se você quer saber como complementar os lucros da sua casa, aproveitando os seus talentos ou desbravando um novo segmento, siga na leitura deste texto e conheça sugestões bastante práticas.

Oportunidade: Na Grão sua rentabilidade é de 106% da poupança! Abra conta grátis

A importância do planejamento financeiro (ajuste sua renda)

Complementar a renda, às vezes, é preciso, mas para descobrir qual é a quantia que precisa ser conquistada é preciso analisar as suas finanças e os planos que estão em andamento na sua casa.

Por isso, você deve utilizar um sistema controle financeiro, que pode ajudar você a organizar melhor todos os seus ganhos e custos mensais.

Caso prefira, pode ainda utilizar um caderno para isso, ou mesmo desenvolver uma planilha para registro.

Para uma avaliação mais completa, é importante seguir algumas etapas, tais como:

  • Identificar os seus gastos fixos;
  • Analisar os seus gastos complementares;
  • Encontrar alternativas;
  • Cortar despesas.

Identificar os seus gastos fixos é o primeiro ponto. Aluguel, contas de energia elétrica, água, internet e até os custos com alimentação devem entrar nessa parte. 

Todos os custos básicos que você possui para os cuidados essenciais da família devem ser registrados.

Depois, é preciso visualizar os gastos complementares. Aqui você deve analisar todos as despesas e gastos que envolvem itens ou serviços que não sejam tão importantes.

Entre eles estão a alimentação fora do lar, compra de itens como roupas e acessórios e alguns tipos de passeios ou viagens.

Com todas essas informações em mãos, é possível visualizar quais dessas despesas podem ser substituídas por opções mais econômicas.

Há ainda a possibilidade de avaliar quais delas devem ser cortadas do orçamento, para que os custos mensais da sua família sejam mais leves para a sua contabilidade.

Assim, você saberá quais são os valores de entrada e de saída e se organizar para alcançar a renda ideal para as suas contas mensais.

Depois do seu planejamento financeiro, é o momento de investir em uma atividade extra que pode resultar em bons lucros para a sua família. 

No próximo tópico abordaremos algumas dicas práticas que podem ser de grande ajuda.

Invista em serviços de alimentação para aumentar a renda

Você possui dotes culinários? Então essa pode ser uma boa alternativa para complementar a renda da sua casa.

Para isso, você pode oferecer serviços de alimentação especializados em comemorações, fazendo bolos, salgados, docinhos e, até mesmo, crepes para festas.

Muitas pessoas que desejam fazer festinhas domésticas optam por encomendar a refeição do evento como um modo de otimizar o tempo de organização e, por isso, essa é uma alternativa com bastante potencial.

Caso você goste do ramo, uma opção pode ser realizar parcerias para tornar o seu trabalho mais conhecido. 

Você pode se organizar para ser o fornecedor de um espaço para festa infantil, que certamente terá várias datas já agendadas, garantindo um bom faturamento para você.

Aposte em artesanato e decoração para aumentar a renda

Para ajudar no orçamento, muita gente aposta na confecção de produtos, tudo de forma manual. 

Muitos deles podem ser feitos com materiais de baixo custo, o que pode ser uma excelente forma de complementar a sua renda sem precisar de grandes investimentos.

Além disso, você também pode apostar em serviços de decoração, organizando festas dos mais variados tipos.

Há uma série de produtos que podem ser adquiridos para deixar um espaço mais bonito e elegante, ou mesmo utilizar os itens de produção própria, promovendo um evento de qualidade.

Você pode realizar a decoração de 15 anos, de festas de casamento, de aniversários infantis e de muitas outras ocasiões especiais.

Faça cursos técnicos rápidos e ofereça serviços

Uma boa alternativa é qualificar a sua mão de obra com cursos técnicos rápidos, adquirindo conhecimentos específicos que podem ser importantes para complementar a sua renda.

Assim, você pode realizar atendimento aos finais de semana, como um modo de levar a sua atividade principal com uma secundária em paralelo.

Sendo assim, você pode realizar conserto de pianos, fazer maquiagens ou penteados, manutenção de celulares e uma série de outros trabalhos que rendam valores extras para a sua contabilidade.

Se você tiver habilidade com informática e programação, ainda é possível se inscrever em alguns cursos virtuais que ofereçam a capacitação para desenvolver programas ou serviços de design.

Assim, você pode elaborar um software para loja de roupas ou para empresas de vários outros segmentos e conseguir bons lucros com isso.

Criar sites e alimentar blogs também pode ser uma atividade bastante lucrativa para a sua família.

Cuide de animais

Uma área especial que vem ganhando muito destaque é a de cuidados com animais. É possível conseguir uma boa renda extra apostando nessa opção.

Você pode investir na confecção de panfletos para fazer com que os seus vizinhos conheçam os seus serviços de passeio e banho para pets, e organizar os horários conforme a demanda.

Durante a semana, é possível conciliar os horários para passeio com vários animais ao mesmo tempo e, aos finais de semana, você pode criar uma agenda para os banhos.

Se você desejar, há diversos cursos para formação em tosa de animais, que é um tipo de serviço bastante procurado pelos proprietários de animais.

Utilize seu carro

Se você possui um automóvel, essa pode ser uma boa maneira de complementar a renda da sua casa.

Serviços de entrega e de motorista particular são algumas das opções disponíveis para quem quer utilizar o seu veículo próprio para alcançar um orçamento extra.

Se você ainda tiver um modelo de veículo diferenciado, uma alternativa pode ser o carros para aluguel de casamento, que costumam ocorrer aos finais de semana e em horários conciliáveis com a sua atividade principal.

Faça atividades como freelancer

Em épocas de alta demanda, muitas empresas buscam freelancers para aumentar o seu time de funcionários por um determinado período, de modo a atender as necessidades do estabelecimento.

Os buffets e restaurantes sempre recorrem à contratação de garçons e de monitores para os seus salões, como um modo de dar suporte durante o seu intervalo de funcionamento.

Há outras séries de empresas que também precisam de uma ajuda extra aos finais de semana, tal como as gráficas que realizam a encadernação para TCC, lojas de shopping que costumam ter maior movimento nesses dias, pizzarias que precisam de entregadores, além de vários outros tipos de negócios.

Essa pode ser uma boa opção para que você consiga trabalhos extras aos finais de semana e obtenha uma renda extra para a sua casa.

Abrindo seu próprio negócio

Ao apostar em atividades paralelas, você pode encontrar uma afinidade maior do que imaginava com diversas funções.

Com isso, você pode apostar na abertura do seu próprio negócio, gerando uma boa renda para a sua família.

Por isso, é altamente recomendado que você explore opções que possuam sinergia com o que você gosta de fazer.

Com isso, você não só complementa a renda da sua família, como ganha um valor mais vantajoso ao abrir a sua própria empresa.  

Leia também: 8 Resoluções Financeiras para um 2020 melhor (e mais rico)

Tão importante quanto gerar renda é economizar

Depois de conhecer algumas dicas que podem ajudar na complementação do seu orçamento mensal, é importante pensar em como economizar em casa para que a situação financeira seja mais tranquila e confortável.

Assim, você não corre risco de se endividar e ter que recorrer a empréstimos ou outros recursos que podem desestabilizar a sua contabilidade e organização.

Por isso, busque sempre alternativas na compra de produtos, pesquisando preços mais vantajoso e condições especiais.

Desse modo, você não só economiza como também pode criar uma reserva financeira, que pode ser essencial para momentos onde há uma demanda inesperada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Vídeos gratuitos sobre educação financeira TV Dinheirama

Aprenda de forma simples e interativa, alguns assuntos que irão fazer toda a diferença no dia a dia na sua relação com o dinheiro. Investimentos, finanças comportamentais, empreendedorismo, liderança, dicas práticas e muito mais. Clique no botão abaixo, assista e assine o canal gratuitamente para receber os novos videos diretamente no seu e-mail.

Assista grátis Ok