Quem é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve estar interessado em saber como vai funcionar o 13º de pensionista em 2024. Afinal, o calendário de pagamento interfere na organização financeira das pessoas.
Por isso, confira neste artigo tudo que é preciso saber sobre o pagamento do 13º de pensionista em 2024.
O que é e quem pode receber o 13° salário do INSS?
O 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um direito dos segurados e dependentes da Previdência Social que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Vai haver adiantamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas em 2024?
Até o fim de fevereiro de 2024, não havia previsão sobre uma possível antecipação do 13º do INSS no ano, como tem acontecido desde 2020.
Na época, por conta da pandemia de covid-19, o Governo Federal decidiu, por meio de um decreto presidencial, antecipar o pagamento do abono natalino para aposentados e pensionistas para o primeiro semestre do ano.
Assim, o benefício, que antes era pago em duas parcelas entre agosto e novembro, passou a ser pago ainda no primeiro semestre, entre abril e julho.
Em 2023, cerca de 30 milhões de beneficiários receberam os valores em duas parcelas pagas em maio e junho.
Quando serão pagas a primeira e a segunda parcela do 13º dos aposentados?
Para 2024, caso não ocorra a assinatura de um decreto presidencial indicando a antecipação do pagamento do 13º de pensionista, o benefício deve ser liberado nas datas regulares, ao longo do segundo semestre, entre agosto e dezembro.
Qual é o calendário de parcelas do 13º salário do INSS em 2024?
- Ainda não foi divulgado um calendário oficial do pagamento do 13° pensionista para 2024, mas, se seguir o cronograma dos anos anteriores à pandemia de covid-19, deve ocorrer da seguinte maneira:
- ● 1ª parcela: agosto e setembro;
- ● 2ª parcela: novembro e dezembro.
O pagamento do 13º segue o esquema de depósito dos benefícios regulares. Ou seja, as datas variam conforme o número final do cartão do beneficiário, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Assim, recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1. Os de dígito final 0 são os últimos a receber.
Qual o valor do aumento para os aposentados em 2024?
Todos os anos, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) passa por um reajuste que afeta os valores recebidos pelos aposentados.
Em 2024, o acréscimo foi de 3,71% e o teto das aposentadorias passou para R$ 7.786,00.
O valor do benefício acima do salário mínimo é reajustado anualmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que acumulou alta de 3,71% de janeiro a dezembro de 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Qual é o calendário oficial de pagamento de benefícios do INSS de 2024?
Confira o calendário completo de pagamento regulares do INSS em 2024: