As ações da Suzano (SUZB3) decolaram 13% na quinta-feira (27) após uma decisão de desistir da compra da International Paper, o que animou os investidores.
Agora, após esta alta, ainda vale a pena comprá-las?
Segundo o BB Investimentos, a resposta é sim.
“A alta forte da véspera, por motivo fundamentalista, provocou o cruzamento das médias de forma rápida”, explicam os analistas Rafael Reis e William Bertan.
Segundo eles, apesar do gap aberto por conta do movimento, e volatilidade esperada, não dá para descartar uma possível tendência de alta capturada pelo algoritmo da corretora em uma eventual percepção de mudança estrutural de longo prazo no perfil da empresa.
“Ainda com toda a alta de ontem, a compra de hoje se dará aproximadamente 3% abaixo da nossa última recomendação de venda no ativo”, pontuam.
Desistência da Suzano
A companhia brasileira disse que alcançou o que entendeu ser “o preço máximo para que a transação gerasse valor” para si, mas que não houve engajamento da IP, conforme fato relevante.
“Sempre foi condição da Suzano para a concretização desta transação que houvesse o engajamento entre as partes em bases privadas, confidenciais e amigáveis. Não tendo sido possível avançar dessa forma, a Suzano optou por encerrar as tratativas.”
A Reuters noticiou em maio que a Suzano havia contatado a International Paper para expressar interesse em uma aquisição, toda em dinheiro, que poderia ser avaliada em quase US$ 15 bilhões de dólares, de acordo com fontes. Posteriormente, a Reuters publicou que a companhia brasileira discutia com seus assessores a possibilidade de melhorar a oferta pela IP.
O contato ocorreu em meio a acordo da IP para comprar a produtora britânica de embalagens DS Smith por US$ 7,2 bilhões.