Home Empresas Tesla e Volvo Car pausam produção com agravamento da crise de transporte no Mar Vermelho

Tesla e Volvo Car pausam produção com agravamento da crise de transporte no Mar Vermelho

A maior agitação na cadeia de fornecimento desde a pandemia de Covid-19 corre o risco de descarrilar a recuperação econômica global

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Milan Csizmadia/Unsplash)

Os fabricantes de automóveis Tesla (TSLATSLA34) e Volvo Car, de propriedade da Geely, disseram que estavam suspendendo parte da produção na Europa devido à escassez de componentes, o primeiro sinal claro de que os ataques à navegação no Mar Vermelho estão atingindo os fabricantes na região.

Estados Unidos e Reino Unido lançaram uma série de ataques no Iêmen na quinta-feira, visando a milícia houthi, apoiada pelo Irã, cujos ataques à navegação internacional têm abalado uma das rotas marítimas mais importantes do mundo.

As taxas de transporte de contêineres aumentaram ainda mais nesta semana, à medida que cresciam as preocupações de que os navios que transportam de tudo, desde roupas, telefones e baterias de carro, teriam que evitar o Canal de Suez, a rota mais rápida entre a Ásia e a Europa, por mais tempo do que o esperado.

A maior agitação na cadeia de fornecimento desde a pandemia de Covid-19 corre o risco de descarrilar a recuperação econômica global, enquanto os preços mais altos do frete e do petróleo podem reacender a inflação. O canal é responsável por cerca de 12% do tráfego global de contêineres.

No final da quinta-feira, a Tesla disse à Reuters que suspenderá a maior parte da produção de carros em sua fábrica perto de Berlim de 29 de janeiro a 11 de fevereiro, citando a falta de componentes depois que muitos navios foram redirecionados para o extremo sul da África.

(Imagem: Reprodução/REUTERS/Thomas Peter)
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Thomas Peter)

“Os conflitos armados no Mar Vermelho e as mudanças associadas nas rotas de transporte entre a Europa e a Ásia através do Cabo da Boa Esperança estão tendo um impacto sobre a produção em Gruenheide”, disse um comunicado da Tesla.

“Os tempos de transporte consideravelmente mais longos estão criando uma lacuna nas cadeias de fornecimento.”

A empresa não informou quais componentes demoraram a chegar à fábrica onde são montados os veículos elétricos para venda na Europa.

A Volvo Car, que é de propriedade majoritária da chinesa Geely, disse que interromperá a produção em sua fábrica em Gent, na Bélgica, por três dias na próxima semana devido a um atraso na entrega de caixas de câmbio.

Alguns operadores de navios-tanque pararam de atravessar o Mar Vermelho após os ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido contra os houthis no Iêmen, à medida que o conflito regional decorrente da guerra de Israel em Gaza se amplia.

Além das dores de cabeça logísticas que dificultam o comércio, os baixos níveis de água devido à seca reduziram as travessias do Canal do Panamá, outra importante rota de comércio marítimo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.