Forças ucranianas repeliram um novo ataque russo perto da cidade de Vuhledar, na região leste de Donetsk, e continuam tentando pressionar em direção ao sul, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, nesta quinta-feira.
Vuhledar, uma fortaleza ucraniana em uma intersecção entre as linhas de frente do leste e do sul, presenciou algumas das batalhas mais sangrentas da guerra, que já dura 20 meses.
“O inimigo tentou avançar em direção à Vuhledar, mas nossos soldados o impediram, causando pesadas baixas ao inimigo: dezenas de equipamentos, muitos feridos e mortos”, disse Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente seu relato do campo de batalha. Os militares ucranianos disseram que os combates aumentaram ao longo da frente oriental nas últimas semanas.
Os militares disseram que a Rússia estava tentando se reagrupar e se recuperar das perdas perto da cidade de Avdiivka, no leste, antes de lançar mais ataques.
“O inimigo continua tentando sitiar Avdiivka, mas agora não tão ativamente o inimigo está tentando se reagrupar e recuperar as perdas para atacar ainda mais”, disse Oleksandr Shtupun, porta-voz do comando militar ucraniano de Tavria.
A Rússia renovou o esforço para cercar a cidade em meados de outubro, tentando subjugar as posições ucranianas com constantes ataques de artilharia e ondas de tropas e veículos de combate, de acordo com autoridades locais e militares na Ucrânia.