Home Finanças Pessoais Usar cartão de crédito aumenta o Score?

Usar cartão de crédito aumenta o Score?

A fórmula para melhorar a pontuação usando cartão de crédito é simples: pague as faturas sem atraso e integralmente

por Blog do Serasa
0 comentário

A pontuação do Serasa Score é consequência do histórico e do momento financeiro de cada consumidor. Nesse cenário, será que usar cartão de crédito aumenta o Score? Este artigo explica a influência do uso do cartão na pontuação de crédito da Serasa.  

Usar o cartão de crédito aumenta o Serasa Score?

A pontuação pode aumentar porque o uso do cartão gera histórico positivo para o consumidor. Isso se as faturas forem pagas em dia.

Existe sim relação entre uso de cartão de crédito e Serasa Score, pois o pagamento das faturas em dia é registrado no Cadastro Positivo (se estiver ativo) e entra no critério compromisso com crédito, que tem peso de 55% na pontuação.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que indica a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia pelos próximos meses.

O Cadastro Positivo reúne os dados de pagamento de compromissos financeiros, como empréstimos, financiamentos e crediários, e de serviços em geral.

Quem contrata um cartão de crédito e paga as faturas em dia ao longo dos meses vai criando um bom histórico no Cadastro Positivo. Consequentemente pode melhorar o Serasa Score, o que tende a trazer mais oportunidades de crédito.

É um ciclo virtuoso da vida financeira: pagamento de crédito em dia proporciona mais confiança do mercado, que reflete na pontuação e nas oportunidades de empréstimo, financiamento, crediário, consórcio, cartão de crédito etc.

Que tipo de pagamento entra no Cadastro Positivo?

Não é todo tipo de pagamento que fica registrado no Cadastro Positivo e que, consequentemente, influencia no Serasa Score. O cadastro recebe informações de contas como empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.

“Vamos ser bem francos: é um absurdo, é um abuso, uma taxa de juros, na média do último mês, de 440% ao ano” (Imagem: Marcos Santos/USP Imagens)
Não é todo tipo de pagamento que fica registrado no Cadastro Positivo e que, consequentemente, influencia no Serasa Score
(Imagem: Marcos Santos/USP Imagens)

Por isso, pessoas jovens, que estão iniciando a vida financeira agora, podem ter um Score mais baixo por não terem histórico positivo desse tipo de compromisso financeiro.

Porém, com o tempo e os primeiros contratos de crédito e serviços, ao pagar em dia o Score tende a melhorar.

Como aumentar o Score usando cartão de crédito?

A fórmula para melhorar a pontuação usando cartão de crédito é simples: pague as faturas sem atraso e integralmente. Cada pagamento em dia registrado no Cadastro Positivo vai criando um bom histórico financeiro.

Por isso é importante controlar os gastos, usar o cartão de crédito de forma que caiba no orçamento e as faturas sejam pagas em dia, sem comprometer as finanças.

Atenção: o aumento não é automático, nem garantido

A construção do histórico que tem potencial de fazer o Serasa Score aumentar não é simplesmente a solicitação do cartão de crédito.

Em um primeiro momento, a contratação de um novo cartão pode até baixar a pontuação. O sistema entende que a renda do consumidor está mais comprometida, como acontece logo que é feito um empréstimo. É o pagamento em dia, mês após mês, que poderá trazer o efeito positivo na pontuação.

O Serasa Score costuma desempenhar um papel importante na determinação do limite do cartão de crédito oferecido pelos bancos e instituições financeiras (Imagem: Reprodução/Freepik/@gpointstudio)
A construção do histórico que tem potencial de fazer o Serasa Score aumentar não é simplesmente a solicitação do cartão de crédito (Imagem: Reprodução/Freepik/@gpointstudio)

Além disso, o Serasa Score é sempre um reflexo do momento financeiro de uma pessoa. Não há fórmulas mágicas para fazê-lo aumentar rapidamente, nem são cobradas taxas para isso. Cuidado com golpes que pedem dinheiro para aumentar o Score.

Use o cartão de crédito com responsabilidade

É apenas o uso consciente do cartão de crédito que pode fazer o Serasa Score subir. Lembre-se que o cartão funciona como um tipo de empréstimo, ou seja, não deve ser visto como uma extensão da conta-corrente.

Confira dicas para manter o uso do cartão sob controle:

  • ●     Se estiver usando o cartão demais, deixe-o em casa, assim é mais fácil evitar compras por impulso.
  • ●     Evite novas compras enquanto tiver parcelas em aberto no cartão.
  • ●     Determine um limite pessoal de uso por mês. Especialistas orientam que os compromissos com crédito não devem ultrapassar 30% da renda familiar.
  • ●     Evite usar vários cartões de crédito, o que dificulta o controle.
  • ●     Verifique a fatura várias vezes ao longo do mês, para ter noção dos gastos.
  • ●     Evite ao máximo atrasar ou pagar apenas a parcela mínima: os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado.

Dica: a Conexão Bancária pode ajudar a construir sua pontuação de crédito

Outra possibilidade para aumentar o Score é aderir à Conexão Bancária, funcionalidade da Serasa. Funciona assim: o usuário permite que a Serasa tenha acesso a informações da conta bancária, como dados cadastrais e histórico de transações.

Proposta poderá prever portabilidade das dívidas no cartão de crédito (Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)
É apenas o uso consciente do cartão de crédito que pode fazer o Serasa Score subir (Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)

Esses dados funcionam como informações extras para calcular o Serasa Score. Por isso, se eles revelarem bons comportamentos financeiros, poderão ser positivos para o cálculo da pontuação.

Para liberar o acesso, é preciso dar a permissão para a funcionalidade no site da Serasa.

O processo é feito dentro de um ambiente virtual seguro, e a Serasa acessar a conta em modo leitura. Não pode, portanto, realizar qualquer transação.

É importante lembrar que o aumento do Serasa Score não é garantido para quem tem o Conexão Bancária. Entretanto, o acesso aos dados nunca será responsável por reduzir a pontuação.

E atenção: há muitos golpes sugerindo que é possível pagar para ter um Serasa Score mais alto.

A Serasa nunca pedirá pagamentos para aumentar a pontuação, que é sempre resultado do histórico e do momento financeiro do consumidor.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.