Após a Usiminas (USIM5) apresentar um Ebitda negativo em siderurgia no terceiro trimestre de 2023, e uma contribuição levemente inferior do que era esperado em mineração, analistas revisitam os números e projetam cenários para o quarto trimestre.
No terceiro trimestre 2023, a empresa enfrentou desafios com um Ebitda negativo em siderurgia, cenário que se espera agravar no quarto trimestre 2023. Contudo, há expectativas de uma compensação parcial com a melhoria de preços em mineração.
A previsão de resultados mais negativos na siderurgia é mitigada pela perspectiva positiva relacionada à conclusão da reforma do Alto-Forno #3, o que deve resultar em melhorias nos custos operacionais.
Mudança de recomendação
Olhando para o futuro, espera-se que a geração de caixa da Usiminas apresente melhorias. Com base nessa projeção, os analistas decidiram elevar o preço-alvo das ações de R$ 7,00 para R$ 8,00 e ajustar a recomendação de venda para neutro.
Apesar do cenário desafiador no setor siderúrgico, marcado pela dificuldade em repassar preços e a concorrência com produtos importados, a empresa demonstra otimismo.
O ganho de eficiência proveniente da reforma do Alto-Forno principal, o impulso na mineração e a expectativa de uma melhora na geração de caixa são fatores que influenciaram a revisão de recomendação, considerando que riscos e virtudes estão, no momento, bem precificados no mercado.