Home Comprar ou Vender Veja como os analistas avaliam o cenário desafiador no resultado da Gerdau 

Veja como os analistas avaliam o cenário desafiador no resultado da Gerdau 

Os analistas da XP Investimentos, Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano, ressaltam que a Gerdau reportou resultados fracos no quarto trimestre de 2023

por Rafael Borges
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

No quarto trimestre de 2023, a  Gerdau (GGBR4) apresentou um cenário desafiador, refletido em um declínio significativo no lucro líquido ajustado, que atingiu 732 milhões de reais, uma queda de 45,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse desempenho foi analisado por especialistas do BTG Pactual e da XP Investimentos, que destacaram diferentes aspectos do resultado da siderúrgica.

Os analistas do BTG Pactual, Bruno Lima, Caio Greiner e Leonardo Correa, observam que, embora a Gerdau seja uma operação bem gerida, o ambiente operacional enfrenta desafios contínuos.

“A unidade brasileira está operando com margens Ebitda semelhantes às registradas durante a recessão de 2014/15, com perspectivas limitadas de uma recuperação a curto prazo”, afirmam.

Eles destacam que as operações nos EUA, apesar de relativamente fortes, podem enfrentar uma normalização da rentabilidade no futuro, afetando os lucros da Gerdau.

Por outro lado, os analistas da XP Investimentos, Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano, ressaltam que a Gerdau reportou resultados fracos no quarto trimestre de 2023, como amplamente esperado. Eles destacam que houve uma queda significativa no Ebitda ajustado, especialmente nas operações do Brasil, América do Norte e América do Sul.

No entanto, apesar desses desafios, eles reiteram a classificação de compra para a Gerdau, destacando que a rentabilidade foi impactada negativamente por menores receitas unitárias e volumes sazonalmente mais fracos.

Desempenho

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do período também apresentou uma queda de 43,8%, totalizando 2,04 bilhões de reais, com uma margem Ebitda ajustada de 13,9%. Além disso, a receita líquida da Gerdau somou 14,7 bilhões de reais, um recuo de 18,1% na base anual e queda de 13,8% frente ao terceiro trimestre do ano passado.

Desempenho das ações da Gerdau em 12 meses

Esses números refletem o desafiador cenário global da indústria do aço, com pressões adicionais provenientes da entrada excessiva de aço por meio da importação predatória no Brasil e o enfraquecimento dos mercados em algumas regiões onde a empresa opera.

Planos

Apesar dos desafios enfrentados, a Gerdau anunciou um plano de investimentos estimado em 6 bilhões de reais para o ano, voltado para projetos de manutenção e competitividade. “Do total previsto para o ano de 2024, aproximadamente 1,3 bilhão de reais são investimentos que apresentam retornos ambientais e projetos direcionados à segurança de pessoal”, destaca a empresa em comunicado ao mercado.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.