06 mar Ações e Derivativos

Mitos de investimentos – Operações de Day Trade

Day trade consiste em uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia no mercado de ações (compra e venda ou venda e compra). O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade presente no mercado de ações. Nessa operação, os riscos são relativamente menores, pois não há a existência de gaps de abertura – como […]

por Leandro Martins
há 6 anos

Mitos de investimentos - Operações de Day TradeDay trade consiste em uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia no mercado de ações (compra e venda ou venda e compra). O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade presente no mercado de ações[bb]. Nessa operação, os riscos são relativamente menores, pois não há a existência de gaps de abertura – como ocorrido recentemente com Sadia e Aracruz (onde a queda na abertura chegou a 30%) – e o stop-loss (mecanismo de controle de risco) é colocado em ponto mais próximo do preço da entrada na posição.

Há maior potencial de retorno, devido à possibilidade de alavancagem sem juros (concedida pelas corretoras em operações de Day Trade) e independência em relação à tendência. No entanto, muitos investidores começam a investir nessa modalidade e, devido à falta de experiência e de conhecimento, acabam por cometer alguns erros e a acreditar em alguns mitos.

Os três principais mitos
1. Não é vantajoso para o investidor, apenas para a corretora.
A grande maioria efetua operações sem grande conhecimento da Análise Técnica[bb] e de suas particularidades do intra-day. É verdade que quem operar por dicas ou notícias obterá fortes prejuízos no longo prazo e o negócio será vantajoso apenas para a corretora. Ao contrário de quem opera com base gráfica e na experiência obtida através da Análise Técnica.  Ou seja, é preciso estudar e se dedicar;

2. É estressante, pois é preciso operar várias vezes e ficar o dia todo de frente para o computador.
Na verdade, o melhor jeito de operar no Day Trade é utilizar uma boa metodologia, onde se pretende operar uma única vez conseguindo acompanhar a volatilidade ocorrida durante o pregão. Esta volatilidade é conseguida, na maioria das vezes, nas primeiras duas horas – com isso, é possível obter alta rentabilidade com poucas operações, e em 1 ou 2 horas;

3. Só se consegue ganhar na alta.
Muitos investidores não sabem, mas quando a operação é caracterizada como Day Trade (iniciada e encerrada no mesmo dia), é permitido também iniciar uma operação vendido, ou seja, com uma venda em vez de uma compra (onde se pretende ganhar com a queda), sem custos adicionais (taxa de aluguel e, em alguns casos, corretagem adicional) como em outras operações vendidas de longo prazo.

Preste atenção às pecualiridades
Muitos investidores tentam utilizar certos recursos na tentativa de obter sucesso, como: livro de ofertas, jornais, dicas, relatórios, “achômetro”, “caiu muito vou comprar” (e vice-versa), sites, fóruns e “o índice está subindo, vou comprar” (e vice-versa). Estratégias essas perdedoras e que no longo prazo levarão o investidor à falência.

A melhor ferramenta para este mercado é a Análise Gráfica, porém seu uso no mercado intra-diário é totalmente peculiar e apresenta muitas diferenças da análise efetuada em gráficos diários e semanais. Um bom método para operar neste mercado poderá proporcionar ao investidor[bb] uma ótima relação risco retorno e, com isso, aproveitar melhor a grande volatilidade presente no mercado de ações.

Vantagens de operações de Day Trade
Uma das vantagens é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações e a oportunidade proporcionada pelas corretoras de operar alavancado – onde uma variação de 1% em uma operação de Day Trade pode significar 4% de lucro. Independência quanto à tendência do mercado é outra característica dessa modalidade, visto que há a opção de operar vendido.

Operação também considerada menos arriscada, pois nas variações diárias há o risco de fortes gaps, além do que o stop no Day Trade é consideravelmente mais curto, além do lucro ser apurado diariamente. Com isso, o investidor especializado em Day Trade tem a vantagem de dormir mais tranqüilo e nunca ser pego de surpresa como em fortes realizações ou crises. Isso sem afetar sua rentabilidade e com a possibilidade de aumentá-la de acordo com a quantidade de operações efetuadas em cada pregão.

Principais ferramentas gráficas para o Day Trade
Periodicidade de 1 minuto; Gap gerado no preço do leilão de abertura (preço definido pelos amadores); Mudança da tendência de curto prazo; Candlestick importantes em períodos de 1 minuto; Suporte e Resistência no Day Trade; O uso dos números do Ponto Pivot; Principais figuras do intraday; Utilização das médias móveis no intraday; Fugas das Bandas de Bollinger; Zonas de reversões nas bandas superior e inferior de Keltner no intraday; Tripla divergência no IFR; Expansão e retração de Fibonacci e Ondas de Elliot para o Day Trade.

Antes de sair por ai realizando operações de day trade, lembre-se: é preciso conhecer bem estas ferramentas e estar muito familiarizado com as nuances do mercado e da bolsa de valores[bb]. E, com este objetivo, trazemos mais uma promoção. Que tal aprender a operar através da Análise Técnica e em operações diárias?

Promoção
Deixe aqui seu comentário com o tema “quais são os mitos de investimentos que eu acreditava ” e concorra a duas participações nos cursos “Intensivo Análise Gráfica” e “Day Trade”, que acontecerão em Fortaleza, nos dias 21 e 22 de março, e em Campinas, nos dias 27 e 28 de março. Importante ressaltar que o prêmio não inclui as despesas de transporte e hospedagem. O resultado será divulgado no dia 12 de março e o sorteado que não puder comparecer a uma dessas turmas poderá escolher receber os seguintes cursos on-line do Seu Consultor Financeiro: Introdução à Bolsa de Valores e Introdução à Análise Gráfica.

——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

Leandro Martins

Economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Leia todos os artigos de Leandro Martins
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • Aureo Vilas Boas

    Bacana, embora seja um investidor inexperiente na bolsa, certamente será de grande valia participar dos cursos em Campinas, onde moro!

  • http://expresso.vox.com Rafaelle Ricardo Garone

    DAY TRADE e bom mas pense no futuro quando você terminar o dia com o bolso cheio, pois faça uma carteira de longo prazo e invista ou faça uma de médio e outra de longo e fique rico!

  • Fabio Marinho

    muito bom o texto, gostaria de deixar com sugestão outros tópicos ainda sobre este mesmo tema. operação com corretoras, analise grafica, etc…

    sou um pequeno, bem pequeno mesmo, investidor. mas graças a informações colhidas neste site, tenho conquistado uma coisa que não tem preço:
    Durmir tranquilamente, sem cobradores ligando e ainda sonhar. Simplesmente Sonhar, sendo que desta vez com a certeza e data marcada para sua realização.
    Muito obrigado pela ajuda de todos que contribuem para este site e pela ajuda na realização dos sonhos de muitos.

  • André Luiz Gandini Savi

    Rafaelle, acredito que ficar rico está mais em sua gestão de dinheiro do que no seu investimento de LP como vc msm disse, se vc investir no CP e tiver uma boa gestão de dinheiro saiba, que seus lucros serão maiores do que de LP, sabendo que a volatilidade é muito grande no day-trade, vc pode obter ganhas de 5%, 10%, se nao mais…porém deve-se dedicar mais tempo ao acompanhamento do mercado, no LP por exemplo, uma média considerada boa de rendimento é 15%/ano pra Petro e Vale, oq acha disso?

    abraço a todos e parabens pelo blog mais uma vez!

  • Alan

    Já tem pelo menos 2 inscritos pro curso de Daytrade aqui no RJ! Qual é o mínimo para montar uma turma e quanto fica? Dependendo, eu consigo quorum.

  • http://folha.com.br José Benício Vieira Miranda

    Olá pessoal do dinheirama! bom um dos mitos no qual acreditava era da ação que cai demais, ou outro que sempre quem acha que entende de mercado e solta nesse sites econômicos em salas tipo sobre a TELB4 o governo vai investir essas coisas de amadores, que só aprende depois do tombo. abraço a todos.

  • Leonardo M. Uieti

    Bom Dia !!!

    Sempre me interessei por livros como Pai Rico Pai Pobre, O Homem Mais Rico da Babilônia, Investimentos, Axiomas..enfim, esses relacionados a dinheiro..Ind Financeira..

    Esse ano resolvi correr atrás e aprender sobre ações, estou lendo bastante, já abri uma conta na WinTrade..ao invés de pagar alguém para investir por mim, resolvi aprender, acredito que seja mais vaantajoso e emocionante . Claro que, prejuizos vão ter né..mas depois que eu ganhar o curso de Campinas rssss, estudar e treinar bastante ..minha meta de atingir minha independência financeira, fica cada vez mais perto….

    Minha grande dúvida no daytrade..é a taxa de corretagem. Se eu fizer 2 trades no dia..no fracionário…são 10 reais e no integral, 40 reais .. compensa os trades ? o volume de negociação tem que ser muiiiito alto, não ?

    Abraço a todos

    Leo

  • Diego Escossio

    Operações day trade sao realmente as mais lucrativbas e seguras. O “pulo do gato” quando se fala em DT é DISCIPLINA. Conheço pessoas que nao possui meta de ganho, e outras que possuem metas fora do normal. Avaliar se está num dia bom, para realizar a meta, e saber quando parar. Prepare sua estratégia posicione seus stops, e saia quando deve sair. Não se deixe “stopar” por mais de 20 vezes como caso de um amigo que conheço…
    Pessoal do Dinheirama! Muito bom os comentários! quero ver um agora falando sobre Swing Trade! Grande abraço!

  • Thiago Lourenço

    Leandro, esta postagem sobre mitos veio na hora certa. Sou iniciante na Bolsa, já tentei dois day trades e tropecei justamente no “achômetro”. Agora estou certo que preciso começar a me aprofundar em Análise Gráfica!

  • http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br Leandro Martins

    Prezado Alan,
    As informações solicitadas sobre os cursos estão disponíveis em meu site no http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br
    Caso queira verificar a possibilidade de uma turma exclusiva, favor enviar e-mail para cursos@seuconsultorfinanceiro.com.br
    Abraços
    Leandro

  • Alex Jonan Sauer

    “quais são os mitos de investimentos que eu acreditava ”
    Por desconhecer o mercado sempre acreditava que operar na bolsa só era possivel com grandes quantias e que isso era algo muito arriscado, eu desconhecia as inumeras possibilidades de investimento que tenho na bolsa de valores!

  • Leandro

    Muito interessante esse artigo. Parabéns!

    Minha dúvida é a seguinte, exemplo: Eu compro uma ação da empresa X, na metade do dia ela sobe 5% e então eu resolvo vender essas ações. No final do dia ela fecha com -5%. No final de tudo, eu vou obter o lucro de 5% ou essa venda não cai na hora?
    Espero ter conseguido me expressar.

  • http://www.pairico.com Ricardo Alamino

    Excelente artigo sobre mitos que rolam por aí, principalmente para quem não entende de mercado de ações e tem medo de entrar.
    Parabéns

  • http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br Leandro Martins

    Prezado Leandro,
    Em relação à sua dúvida, você ficaria com o lucro de 5%.
    E se você tivesse ainda, após verificar graficiamente a reversão, e optado por ganhar com essa queda, que variou de +5% para -5%, você venderia a ação mesmo ser ter e compraria no final do dia (para zerar a posição), e teria mais o ganho sobre essa queda de 10% também.
    Aos leitores que solicitarem através do e-mail: cursos@seuconsultorfinanceiro.com.br, eu poderei enviar os relatórios de operações de Day Trade, que envio regularmente aos ex-alunos.
    Abraços
    Leandro

  • Pingback: Ganhadores da promoção “Operações de Day Trade” | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos()

  • Pingback: » Ganhadores da promoção “Operações de Day Trade” - insiderNews()

  • Pingback: Opções: renda extra na carteira de ações | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos()

  • VIVIANA

    PREZADO LEANDRO,
    ESTOU INICIANDO MINHA TENTATIVA COMO DAY TRADER, E DEPOIS DE UNS TOMBOS, ESTOU PESQUISANDO MAIS, PARA APRENDER ESTRATEGIAS E ENTENDER MELHOR O MISTERIOSO MUNDO DAS FINANCAS, POR ISSO GOSTARIA DE APRENDER MAIS SOBRE OS TAIS ANALISES GRAFICOS E ESSE MONTE DE COISAS QUE VC. MENCIONA QUE SE DEVERIA ESTUDAR…ONDE POSSO APRENDER SOBRE ISTO, E SE POSSIVEL VIA WEB…OBRIGADA. VIVIANA

  • Pingback: » Opções: renda extra na carteira de ações - insiderNews()

  • Pedro Cupertino

    Meu caro, Leonardo M. Uieti.

    Sou corretor e trabalho com desconto na corretagem para day-trade. Caso a sua corretora não faça isso, pode entrar em contato comigo que te dou uma ajuda.

    eu@cuper.art.br

    grande abraço.

  • Éderson Cassiano Bologna

    Quando terá outro curso em campinas??

  • Gerson R

    Amigos qual corretora vcs me indicam para operar?
    e quais os principais cuidados devo tomar na hora de aplicar a grana?

    Abs,

    Gersão

  • Carlos

    Leandro,

    Eu consigo começar minhas experiencias como daytrader com um valor baixo, como por ex 1000 reais?

    Que corretoras vc indica para este tipo de investidor?

    Quanto vc acha razoavel que eu tenha como metas de rendimento diário (em %)?

    Muito bom o artigo… mas tenho milhares de dúvidas ainda :-)

    Pretendo começar a operar mas decidi começar com um investimento baixo e uma meta baixa tb para sentir como é o negócio. A muito tempo acompanho ações e estudo o comportamento delas, mas nunca de fato investi, apenas em simuladores e sempre me dei mto bem.

    []´s

  • http://dinheirama angelo

    Pode-se dizer que sou um alienado, pois somente esta semana esbarrei com a espressao day trade, e gostei muito do que li. Gostaria de receber mais informações e orientações sobre o assunto. Acredito em ser esse meu primeiro passo. Qual é o segundo? direcionando,logico, a um leigo.
    obrigado.

  • Renato

    DT…minimo 100k Reais.

    E.. uma dica…Fuja da Avalancagem. é pior que crack.

  • Claudenirab

    Ola , sempre acreditei no mito de que o operador de day trade , vivia sempre correndo perigo com seu dinheiro . Pelo que vejo não e bem assim , se tiver conhecimento e disciplina , ele pode obter bons lucros .