Home Economia e Política NY Times compara preços entre Brasil e EUA

NY Times compara preços entre Brasil e EUA

por Igor Oliveira
0 comentário
nytimes-destaque

nytimes-postO jornal “The New York Times” publicou nesta semana em seu site uma reportagem, assinada pelo correspondente no Brasil Simon Ribeiro, em que compara os preços dos serviços entre o Brasil e os Estados Unidos.

Simon escreve sobre o que conhecemos como “Preço Brasil” ou “Custo Brasil”. O exemplo usado foi o da pizza. Os preços de uma pizza de queijo nos EUA variam em torno de 10 dólares, enquanto aqui no Brasil ela pode custar em torno de 30 dólares.

Além do mais, ele compara o preço de um aparelho celular – aqui ele custa quase o dobro do preço do mesmo modelo nos EUA. Alguns brasileiros preferem comprar em outros países e até tentam burlar as regras de importação de produtos, segundo o jornal, que destaca como uma iniciativa positiva o detalhamento de impostos nas notas fiscais.

Ainda segundo a matéria, a inflação, os gargalos no transporte e o protecionismo são os fatores que influenciam os preços altos. Simon conclui que, com base na análise de economistas, muito da culpa pelos valores exorbitantes praticados aqui está no “sistema de impostos disfuncional”.

O texto compara também o Gol, um carro popular que é vendido aqui no Brasil e custa em torno de 16 mil dólares e que no México custa bem menos. Ele ainda diz que alugar um apartamento em áreas cobiçadas ficou mais caro do que em Oslo, a capital da endinheirada produtora de petróleo da Noruega.

“A inflação está em torno de 6,4% ao ano, com a classe média reclamando que está arcando com o ônus dos aumentos de preços. A indignação popular é inflamada numa época em que grandes projetos de estímulo estão deixando a economia desacelerar, aumentando o espectro de estagnação na maior economia da América Latina”, completa a publicação.

Nesse ano, pela quarta vez consecutiva o Brasil ocupa o último lugar quanto a oferta de serviços públicos de qualidade à população entre os 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, como mostra estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Desde o começo do ano até agora, os brasileiros já pagaram cerca de 880 bilhões de reais em impostos, segundo o Impostômetro. Onde está o retorno em termos de transporte, educação e saúde de qualidade? O que dizer dos preços dos produtos

Você concorda com a visão do correspondente do NY Times? Acha que pagamos muitos impostos e que tudo no Brasil está realmente caro? O que acha que podemos fazer, enquanto cidadãos, para lidar com essa realidade? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo.

Fontes: NYTimes | Yahoo Financas | Foto de Freedigitalphotos.net

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.