O presidente-executivo da Suzano (SUZB3), Walter Schalka, afirmou nesta sexta-feira, em sua última apresentação de resultados trimestrais da companhia, que a empresa manterá sua disciplina de capital e política financeira.
A Reuters publicou nesta semana, citando fontes, que a Suzano contatou a International Paper para uma possível oferta de aquisição, avaliada em 15 bilhões de dólares, o que preocupou investidores e derrubou as ações da companhia.
Schalka não comentou a reportagem da Reuters, citando especulações da imprensa, mas afirmou: “em todos os movimentos que fizemos, fomos muito disciplinados em nossa política”.
“Não entendo a reação do mercado agora…Não vamos fazer nada que possa criar algum tipo de risco para a companhia…Não vamos fazer qualquer movimento só para crescermos, mas para criar valor”, disse o executivo evitando comentar a possibilidade de apresentar uma oferta formal pela IP.
Oferta da Suzano
Segundo a Reuters, o contato ocorreu menos de um mês depois que a IP acertou acordo para comprar a produtora britânica de embalagens DS Smith por 7,2 bilhões de dólares. A transação, que tem previsão de ser concluída no quarto trimestre deste ano, pode ser interrompida pela oferta da Suzano.
A Suzano, que tem um valor de mercado de 15,2 bilhões de dólares, fez a comunicação da oferta equivalente a 42 dólares por ação verbalmente ao conselho de administração da IP e pode submeter uma proposta formal nos próximos dias, disseram as fontes.