Finday 970x90 1
Home PolíticaBrasil Projeto autoriza uso de tecnologia para localizar bens de devedor

Projeto autoriza uso de tecnologia para localizar bens de devedor

Quando não é possível a busca e apreensão do bem, os riscos das operações aumentam

por Agência Câmara
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/José Cruz/Agência Brasil)

O Projeto de Lei 2352/24, em análise na Câmara dos Deputados, permite que o credor utilize recursos tecnológicos, como geolocalização, para encontrar bens dados em garantia em empréstimo ou contrato de leasing e não entregues pelo devedor inadimplente.

Finclass

Leasing é um contrato de aluguel de bens com a opção de compra ao final.

<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>

A medida está sendo proposta pelo deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ). Segundo ele, a possibilidade de o próprio credor tentar localizar bens do devedor inadimplente reduz as perdas das operações de crédito, em benefício de todos os consumidores.

“Quando não é possível a busca e apreensão do bem, os riscos das operações aumentam, onerando não apenas quem inadimpliu, mas todos aqueles que buscam obter seu bem mediante financiamento”, disse Queiroz.

Ele afirma ainda que o projeto busca combater uma nova modalidade de golpe, em que um comprador de veículo novo deixa de pagar o financiamento, deliberadamente, e oferece o automóvel no mercado de usados de outra região, dificultando a busca e apreensão.

Finclass

Próximos passos

O projeto será analisado em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.